Setecidades Titulo
Medicina ABC mantém investigação sobre trotes
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
05/03/2006 | 08:01
Compartilhar notícia


A sindicância que apura abusos nos trotes da Faculdade de Medicina do ABC continua até dia 20 de fevereiro. Na última sexta-feira, dois veteranos do sexto ano de Medicina foram suspensos por sete dias. Uma medida cautelar, segundo o diretor da faculdade, Luiz Henrique Paschoal, que pode ser a primeira de outras punições.

Uma comissão formada por pais e professores investiga denúncias de trotes violentos. Imagem divulgada pelo Diário mostra calouros só de cuecas e moças ao lado, sentadas, enquanto os veteranos mandam que um dos rapazes recolha as calças dos demais. A fotografia foi incluída em inquérito da Polícia Civil, que apura a participação dos veteranos. Boletins de ocorrência de lesão corporal dolosa e de ameaça foram registrados no 4ºDP.

A direção da faculdade se nega a informar os nomes dos veteranos que, segundo alunos, teriam tido suspensão de 30 dias decretada. Punição que depois teria sido abrandada para sete dias, depois de abaixo-assinado de calouros pró-trote, preocupados com a possibilidade de serem excluídos das atividades promovidas pelos veteranos, como festas e jogos universitários.

As denúncias também se estendem para veteranos do curso de Farmácia. No site de relacionamentos Orkut, um dos veteranos tinha uma foto com uma arma na cintura e a legenda: “Olho na sintura (sic), calouro”.

A polêmica começou há cerca de três semanas, quando começaram as aulas na instituição. No primeiro dia de trotes, uma piscina de lama teria sido montada em uma padaria da rua Príncipe de Gales, especialmente para os calouros. Agressões e humilhações também fazem parte das reclamações dos novatos.

Antes mesmo da punição dos veteranos, os calouros foram deserdados. Na última sexta-feira, segundo parentes dos novatos, os bixos estavam proibidos de freqüentar os ensaio da bateria da faculdade.

Pais e mães dos novatos têm se reunido todos os dias na faculdade para impedir novos abusos. Na quinta-feira, os trotes haviam acabado, por causa das denúncias. Membros da Atlética negam os trotes dentro da faculdade e afirmam que ninguém é obrigado a participar dos pedágios, para arrecadar fundos para os jogos universitários, que, com as sanções supostamente promovidas pelos veteranos, deveriam ser riscados do calendário dos calouros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;