Setecidades Titulo
Dia de Santa Edwiges é celebrado por fiéis
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
17/10/2009 | 08:38
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Protetora dos pobres e dos endividados, Santa Edwiges foi celebrada ontem por milhares de fiéis em paróquias no Grande ABC e em São Paulo. Na igreja batizada em homenagem à santa, na Vila Vivaldi, em São Bernardo, 2.000 pessoas eram esperadas durante missa campal e procissão realizada às 15h. No santuário da padroeira, no bairro do Sacomã, na Capital, próximo da divisa com São Caetano, outros 20 mil católicos se reuniram em missas durante todo o dia.

Padre Lourenço, da paróquia de São Bernardo, contou que a duquesa Edwiges, que nasceu e viveu na Polônia durante os séculos 12 e 13, era rica, mas abriu mão da fortuna de sua família para se dedicar aos pobres e endividados. "Naquela época, muitas pessoas que tinham dívidas eram presas e, apesar de não negar ajuda, ela sempre pedia que os devedores honrassem seus compromissos", afirmou.

Segurando firme com as mãos uma imagem da santa, emocionada, a desempregada Lucimara Pereira da Costa, 25, foi ontem à paróquia de São Bernardo agradecer e rogar pela santa.

"Há cinco anos fiz um pedido e, bem no dia dela, 16 de outubro, consegui um emprego. Hoje estou desempregada, mas tenho fé em Santa Edwiges, que vou arranjar trabalho", afirmou Lucimara.

Também devota da santa, a advogada Olga Pereira Pinto da Silva, 64, repetiu ontem um ritual que começou há 22 anos, quando seu filho nasceu. "Me disseram que ele poderia ter problema nos rins. Fiz orações e, depois de exames, descobri que não havia nada."

Como agradecimento à santa, que "também ajudou na recuperação de uma cirurgia que meu marido fez há seis anos para retirar um câncer ", Olga cumpre todos os meses a promessa de entregar mensalmente cesta básica para família carente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;