Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Motoristas abusam na av.Itamarati


Angela Martins
Especial para o Diário

28/06/2006 | 08:04


As obras realizadas pela Prefeitura de Santo André no cruzamento da avenida Itamarati com a travessa Aracaré, no Parque Jaçatuba, são motivo de preocupação para comerciantes e moradores locais. Tudo porque há uma semana foram retiradas duas valetas que diminuíam a velocidade dos veículos. Depois disso, os carros passam em alta velocidade pela rua.

As obras ocorreram na semana passada. As valetas foram recobertas por asfalto, e a sinalização horizontal não foi realizada. "Não entendi até agora porque fizeram essa obra. Mas o problema é que ficamos sem segurança, tanto pedestres quanto motoristas", diz o comerciante Carlos Roberto Góis, 51 anos. Ele diz que a situação fica pior quando chove e a pista fica lisa. Os carros, que vêm em alta velocidade da avenida Itamarati derrapam na entrada da travessa. "Muitos raspam as rodas na guia", conta Góis.

O comerciante já considerava o trecho perigoso antes da retirada das valetas. Segundo ele, há cerca de quatro meses, um motoqueiro perdeu o controle e bateu no muro da loja de Góis. "Agora, sem as valetas para diminuir a velocidade dos veículos, o problema tende a piorar", lamenta.

O horário de pico também é motivo de preocupação. Além do tráfego ficar mais intenso, pessoas precisam cruzar o trecho sem faixa de pedestres. "Essa esquina é muito perigosa. No horário de pico é muito difícil atravessar", salienta Rodrigo Soares da Silva, 24 anos, vendedor. Os moradores do bairro dizem que acidentes já fazem parte da rotina. Eles ocorrem, principalmente, à noite. "É comum chegarmos para trabalhar e encontrarmos pedaços de veículos pela rua, vidros de lanternas quebrados", diz Silva.

De acordo com os comerciantes, estudantes de escolas próximas cruzam a avenida para chegar ao Parque Regional, sem qualquer segurança.

Providências – O DTC (Departamento de Trânsito e Circulação de Santo André) informou que as valetas foram retiradas para a realização de uma obra subterrânea do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que irá captar e drenar água de chuva. O departamento tem projeto de implementar sinalização e incluiu no cronograma de obras a pintura da faixa de pedestres, faixa dupla amarela e faixa de retenção (linha que fica entre a faixa de pedestres e os veículos parados no farol). Mas não estabeleceu prazo para a conclusão das obras.

No horário de pico, das 7h às 8h, passam pelo local cerca de 2,5 mil carros por hora. A obra do Semasa também tinha o objetivo de desafogar o trânsito no trecho. Enquanto a pintura na via não é feita, o DTC informa que, se necessário, irá deslocar agentes de trânsito para reforçar a vigilância no local. (Supervisão de Illenia Negrin)



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;