O mercado financeiro voltou a reduzir a previsão para a inflação em 2006, com uma estimativa pela primeira vez abaixo dos 3%. De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central, a projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou de 3,03% para 2,98%. A meta do governo para este ano é de 4,5%.
Em relação aos juros, o mercado espera que a taxa básica da economia seja reduzida em 0,5 ponto percentual na reunião de outubro, para 13,75% ao ano. Para o final do ano, os analistas esperam uma Selic em 13,5%.
A previsão para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2006 foi mantida em 3,09%. Já a projeção para o superávit da balança comercial continuou em US$ 43 bilhões.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.