Internacional Titulo
Civis fogem de Kunduz devido aos fortes ataques
Do Diário OnLine
19/11/2001 | 11:49
Compartilhar notícia


Os intensos ataques aéreos a Kunduz, no noroeste do Afeganistão, têm provocado a fuga e morte de civis, mas a informação não pode ser confirmada por fontes independes. A cidade ainda está sob poder do Talibã, mas os combatentes da milícia afegã teriam imposto condições para se render.

Os afegãos teriam exigido, segundo o jornal paquistanês Dawn, em princípio, garantia de vida. A rendição se daria em uma zona neutra sob supervisão da ONU e o armamento pesado ficaria sob custódia de uma autoridade neutra.

Além disso, os soldados do Talibã querem que os combatentes estrangeiros, como os seguidores árabes e chechenos que defendem Bin Laden, sejam entregues às Nações Unidas para serem repatriados.

Um comandante militar talibã já afirmou que suas tropas não se renderão aos soldados da Aliança do Norte, pois estariam chocados com os massacres em Mazar-i-Sharif e Kabul.

Cerca de 30 mil soldados da milícia que antes dominava 90% do país, segundo a oposição ao Talibã, estariam cercados em Kunduz.

O representante da Aliança do Norte Atiqullah Baryalai afirmou que a oposição irá enviar representantes para negociar uma possível rendição do exército talibã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;