Cultura & Lazer Titulo
Traço de Orlando Mattos está em duas exposições
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
15/04/2001 | 16:47
Compartilhar notícia


  São Bernardo prestigia o trabalho do cartunista paranaense Orlando Mattos (1917-1992) com duas mostras com entrada franca: no Espaço Henfil de Cultura e na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. O desenhista morou em Diadema do início dos anos 50, onde hoje é a cidade, até sua morte.

Entre dezembro e janeiro passados, dentro das comemorações pelos seus 41 anos, Diadema apresentou uma mostra retrospectiva do cartunista, com 150 trabalhos: Orlando Mattos e a Crítica na Ponta do Lápis, no Centro Cultural Diadema.

Agora, no Espaço Henfil estão expostos 44 trabalhos de Mattos. É uma sala especial que integra a mostra comemorativa dos 20 anos da Pinacoteca de São Bernardo. A maioria das obras foi doada ao museu pela família do artista. A homenagem ao desenhista se estende com outra exposição na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. As duas mostras ficam em cartaz ao longo deste mês.

O nome Orlando Mattos é reconhecido nacionalmente, devido às suas atividades como ilustrador e cartunista durante cerca de 60 anos, tendo publicado desenhos em diversos jornais e revistas do país.

Orlando Mattos – Exposições. No Espaço Henfil de Cultura – av. Getúlio Vargas, 1457. Tel.: 4125-4755. De segunda a sexta, das 14h às 21h, e sábados, das 9h às 14h. Até 28 de abril. Na Câmara de Cultura Antonino Assumpção – r. Marechal Deodoro, 1325. Tel.: 4125-0054. De segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábados, das 9h às 17h. Até 30 de abril. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;