Com a crise econômica e a necessidade de evitar gastos, geralmente, investimentos em serviços e marketing são os primeiros a serem suspensos. Porém, essa máxima não foi adotada por algumas empresas, principalmente para as clientes da Brindes Mauá, que elevou as vendas no período.
"Muitos empresários aproveitaram essa fase para fidelizar os clientes por meio de brindes, ferramentas que são bem assimiladas", conta Roberto Ferreira, proprietário do negócio, existente em Mauá dez anos.
Mas o resultado também foi fruto do relacionamento com os clientes. Ferreira contratou duas pessoas para fazer o trabalho de telemarketing, lembrando ao cliente que estava chegando a hora de decidir qual tipo de brinde iria pedir para este ano.
"Temos a meta de agregar mais parceiros, ampliar a variedade de produtos ofertados e investir cada vez mais em comunicação para saltarmos de micro para média empresa", conta o empresário, que tem como objetivo para 2010 manter o faturamento de R$ 40 mil mensais, obtido de agosto a dezembro, em todos os meses do ano - quando fatura R$ 12 mil por mês.
Entre os itens fabricados encontram-se canetas, kit de ferramentas, kit manicure, folhinhas e relógios de parede.
Outra estratégia da qual Ferreira lançou mão foi investir R$ 5.000 para transformar seu site em loja virtual. O resultado, somado ao telemarketing, foi o crescimento de 15% no segundo semestre deste ano frente ao mesmo período de 2008.
"Vamos manter os atendentes de telemarketing pelo menos até o primeiro trimestre do ano que vem, pois a ideia é que seja feito um atendimento de pós-venda, para termos retorno da satisfação do cliente", revela Ferreira.
A Brindes Mauá possui entre seus clientes a rede Habib's, o Clube Atlético Ribeirão Pires, as prefeituras de Ribeirão Pires e Mauá e pequenos comércios, como padarias.
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