Economia Titulo
Pequenas hidrelétricas terao potência de 46 MW
Do Diário do Grande ABC
19/01/2000 | 11:12
Compartilhar notícia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a implantaçao de três novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As PCHs terao a potência somada de 46 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 430 mil habitantes.

Juntos, os três empreendimentos representarao investimentos da ordem de R$ 66,8 milhoes. As PCHs sao centrais geradoras de pequeno porte, com potência instalada de até 30 MW. As pequenas hidrelétricas, que sao classificadas como produtoras independentes de energia, estarao em funcionamento em, no máximo três anos e meio, elevando a oferta de energia elétrica de todo o país.

A Aneel autorizou, na segunda-feira, a Cooperativa Regional de Eletrificaçao Teutônia Ltda (Certel) a construir a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Forqueta, no rio Forqueta, entre os municípios gaúchos de Putinga e Sao José do Herval. A companhia terá 4,5 MW de potência e, segundo o cronograma de obras, está prevista para entrar em operaçao em dezembro de 2001.

A meta da Aneel, para este ano, é autorizar PCHs num total de 500 MW, sendo que empreendimentos somando 234 MW já se encontram em fase final de análise. As autorizaçoes de novas PCHs concedidas desde o início de 2000 totalizam 50,5 MW. O crescimento no número de PCHs é uma das prioridades da Aneel, tendo em vista os benefícios oferecidos por este tipo de negócio para o desenvolvimento regional sustentável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;