Setecidades Titulo Tricampeonato
Ronaldo dá título a Estopim em Diadema

Escola arrebatou torcida ao homenagear o ex-atacante do Corinthians; Eldorado é vice

Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
22/02/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Em apuração eletrizante, a Estopim da Fiel saiu do Ginásio Mané Garrincha, em Diadema, com o troféu de campeã no Carnaval da cidade, pelo Grupo 1. É o terceiro título da escola. A agremiação - que homenageou o ídolo Ronaldo, no domingo - só alcançou a vitória no anúncio do último quesito, o de mestre-sala e porta-bandeira. Até então, a disputa era acirrada com a Eldorado Estação do Samba, atrás por 0,3 ponto.

A arquibancada, com torcedores da Fiel, explodiu em alegria - o que derrubou a rede de proteção do ginásio - na comemoração do 10 no quesito, que os consagrou com 98,8 pontos. Era matematicamente impossível para Eldorado vencer mesmo com a nota máxima que também recebeu, chegando a 98,5 na apuração.

O presidente Rogério Maldonado, o Bambu, destacou o trabalho realizado e o conjunto de seu Carnaval como fatores que impulsionaram a escola à glória. "Nossa equipe chegou a virar cinco noites no barracão", exemplificou. Sobre o Fenômeno, ele comentou que não houve ajuda financeira, mas apoio da torcida e autorização do uso de imagem do ex-atacante. "Mesmo sem ele (Ronaldo estava em Salvador), isso não apagou nosso desfile."

O dirigente da Eldorado, campeã em 2011, Edimilson Pereira dos Santos, não concordou com a nota 9,5 que a escola levou no quesito alegoria. "Tínhamos um dos carros mais bonitos do Carnaval. Quero saber as justificativas."

ZEBRA -"Queria pedir desculpas pelo atraso." Com a frase educada, o presidente da Vila Nogueira, Edison Leite, viu o sonho virar derrota. Pelo regulamento da Liesda (Liga Independente das Escolas de Samba de Diadema), é proibido usar os microfones do carro de som para se pronunciar durante o desfile. Assim, acabou penalizada em um ponto. Se isso não tivesse ocorrido, a Vila teria sido campeã do Carnaval, com 99 pontos. Acabou com 98, terceira colocada, apesar dos problemas técnicos e a falta de um carro alegórico na avenida. Leite ficou inconformado.

O pesar ainda tomou conta da presidente da Unidos da Vila Alice, Valéria Ventura. Com 97,5 pontos, caiu para o Grupo 2. "Não sei o que houve. Para mim, não foi justo", frisou Valéria, surpresa, em referência à diferença na apuração com a Unidos da Vila, que escapou do rebaixamento por 0,1 ponto.

O diretor de harmonia da Raposa do Campanário, Ricardo da Silva, era o espelho da torcida, com olhos em lágrimas. Ele concordou com o também rebaixamento que a agremiação sofreu. Perdeu 7,7 pontos por colocar 110 componentes na avenida, quando o mínimo era 180. Já no Grupo 2, a Unidos do Serraria venceu com 99,2 pontos, seguida da Fantasia e Realidade (98,9). Ambas vão desfilar na elite da cidade em 2013.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;