Internacional Titulo
Rio +10 discute acesso à energia para redigir Plano de Ação
Por Da AFP
02/09/2002 | 08:29
Compartilhar notícia


As discussões ministeriais para terminar a redação do Plano de Ação, principal documento da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio +10, foram interrompidas nesta segunda-feira sem resolver um último ponto, o referente ao acesso à energia. Até que as negociações sejam retomadas, ainda nesta segunda, os ministros já terão consultado seus respectivos chefes de Estado.

São 103 os chefes de Estado e Governo que iniciam nesta segunda-feira a maratona final para reduzir a pobreza e permitir um crescimento que não atropele os recursos do Planeta. Vários capítulos explosivos do Plano de Ação já foram resolvidos pelos ministros na noite de domingo.

O acordo não vai além dos compromissos aceitos em Doha (reunião de novembro de 2001) pelos países ricos na reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) para negociar progressivamente a redução dos subsídios agrícolas.

Os países em desenvolvimento conseguiram, no entanto, a supressão de um fragmento de frase que concedia à OMC a preeminência sobre os acordos de meio ambiente. "A Etiópia e algumas ilhas do Pacífico, como Tuvalu, pediram a supressão, o G-77 as seguiu e a Europa também", explicou Remi Parmentier, do Greenpeace.

"Foi um golpe forte para os EUA e os países que tentam impor uma supremacia dos acordos de livre comércio sobre todos os que tratam de meio ambiente", comentou Parmentier.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;