Coincidindo com 12º aniversário do primeiro atentado contra as Torres Gêmeas do World Trande Center, foi inaugurado neste sábado um novo monumento às seis vítimas do ataque de 1993.
O monumento se encontra em um cruzamento próximo às Torres e substitui o antigo que foi destruído nos ataques aéreos aos edifícios no dia 11 de setembro de 2001 e que matou mais de duas mil pessoas.
Um fragmento do monumento original foi resgato das ruínas do segundo atentado e colocado na nova homenagem, que foi inaugurada na presença do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e do governador do Estado, George Pataki, além dos familiares e amigos dos seis mortos.
Uma missa na Igreja de Saint Peter e um minuto de silêncio marcaram a inauguração do monumento, que consiste em uma estrutura de aço inoxidável de quase três metros.
O atentado, que provocou a prisão de seis islamitas, aconteceu no dia 26 de fevereiro de 1993 com um furgão carregado com mais de 600 quilos de explosivos. O veículo explodiu no estacionamento das Torres Gêmeas, deixando seis mortos, cerca de mil feridos e mais de US$ 300 milhões em danos.