Cultura & Lazer Titulo
Inglaterra na final da Copa vira comédia para TV
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
29/04/2001 | 19:45
Compartilhar notícia


Só uma comédia levaria a Inglaterra à final da Copa do Mundo, fato que não ocorre na vida real desde 1966, quando ganhou a taça em casa. Parte dessa comédia está sendo filmada no Maracanã, palco de uma vingança do senso de humor inglês contra Diego Maradona, que desclassificou o English Team da Copa de 1986 com um gol de mão. O diretor Steve Barron (As Tartarugas Ninjas e As Aventuras de Pinóquio) está desde domingo retrasado no Rio rodando cenas do filme Mike Basset: English Manager, produzido para a TV pelo canal por assinatura Hallmark.

Esse filme, contudo, terá poucas cenas de jogo em campo. Trata-se da história do fictício treinador inglês Mike Basset, interpretado pelo ator da TV inglesa Ricky Tomlinson. Basset é convocado para ser técnico da seleção inglesa e classificar o time para o Mundial, após a morte de seu antecessor.

A Copa do Mundo de mentirinha é disputada no Brasil. A seleção inglesa chega às semifinais contra a Argentina. É com um gol de mão que a Inglaterra chega à disputa da taça. Essa cena foi rodada na quinta-feira passada no Maracanã. A decisão deve ser entre Brasil e Inglaterra. O placar final dependerá do senso de humor inglês. O filme, orçado em US$ 6 milhões, tem estréia prevista na TV aberta norte-americana em outubro e, em seguida, passará no resto do mundo pela Hallmark (Canbras, DirecTV). As filmagens no Rio prosseguem até o final desta semana.

Mike Basset: England Manager é um filme de entretenimento, que fala sobre paixão e humildade. “Mike Basset ama os jogadores e a torcida. O filme mostra o que o técnico passa para vencer, mostra como se faz um técnico de futebol, e não como derrubá-lo”, conta Tomlinson. O Maracanã é um símbolo dessa luta do treinador. “Existe uma imagem européia de que a emoção de jogar uma final no Maracanã é uma meta no futebol”, afirma Barron. O longa não contém estereótipos do Brasil, como carnaval todo dia, selva ao redor das cidades e favelas por toda parte. “O ponto de vista é o de um técnico inglês que está no Brasil para disputar a Copa”, diz Barron.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;