Esportes Titulo
Temporada de Fórmula 1 começa sem o rei Schumacher
Da AFP
15/03/2007 | 14:20
Compartilhar notícia


Após a aposentadoria de Michael Schumacher, a temporada da Fórmula 1 começa no próximo fim de semana apenas com o espanhol Fernando Alonso, com dois títulos mundiais, como grande referência em um campeonato 2007 em aberto. No domingo, no Grande Prêmio da Austrália em Melbourne, o espanhol será o único campeão do mundo no grid de largada. Também é o piloto em atividade com mais vitórias (15) e mais pole positions (15).

Porém, seus números ficam longe das estatísticas astronômicas de Schumi, que encerrou a carreira com 37 anos e sete títulos mundiais, 91 vitórias e 68 pole positions. Alonso tentará ser o primeiro piloto a manter o título mundial após uma mudança de escuderia (Renault por McLaren-Mercedes) desde Juan Manuel Fangio nos anos 50.

No entanto, a Ferrari pretende impedir o tri do espanhol, com uma jovem dupla de pilotos: o brasileiro Felipe Massa, 25 anos, e grande esperança do país de retomar a tradição de vitórias na Fórmula 1, interrompida com a morte de Ayrton Senna em 1994, e o finlandês Kimi Riikkonen, 27. Massa começa o ano com uma grande expectativa, já que foi o mais rápido na última sessão de treinos privados da F1, no Bahrein.

Na escuderia campeã do mundo de construtores, Renault, o italiano Giancarlo Fisichella espera aproveitar-se da saída do ex-companheiro Alonso para finalmente brilhar. O brasileiro Nelson Angelo Piquet, filho do tricampeão Nelson Piquet, é piloto de testes da equipe.

Porém, uma das grandes atrações da temporada será acompanhar uma nova geração liderada pelo britânico Lewis Hamilton. Com Alonso e Hamilton, 22 anos, a McLaren-Mercedes tem a dupla mais jovem do circuito: 47 anos com as idades somadas.

Ao contrário de sua imagem de marketing, a Red Bull conta com a dupla de mais idade: David Coulthard - o veterano do circuito, que completará 36 anos em abril - e Mark Webber, que somam 65 anos.

A Ferrari não começava um ano com dois pilotos tão jovens desde 1968, com a dupla Chris Amon (24) e Jacky Ickx (23).

Na Renault, Heikki Kovalainen, 25 anos, será o companheiro de Fisichella, enquanto Nico Rosberg (Williams), o mais jovem, de apenas 21 anos, espera contar com um carro que permita confirmar um início de temporada tão bom como o do ano passado (dois pontos e melhor volta na prova em seu primeiro GP). No entanto, o alemão não conseguiu brilhar no decorrer de 2006.

Porém, levando em consideração o final da última temporada e os testes privados antes da primeira prova do ano, o polonês Robert Kubica, 22 anos, é a bola da vez, a bordo de um BMW Sauber cada vez mais ambicioso.

O brasileiro Rubens Barrichelo permanece na Honda, com o britânico Jenson Button como companheiro de equipe.

A temporada deste ano terá 17 etapas, uma a menos que a de 2006 e a mais curta desde 2003 (16 GPs).

O ano marcará o retorno do GP da Bélgica em Spa-Francorchamps, um traçado adorado pelos pilotos, mas as provas de San Marino e da Europa desapareceram do programa. Nürburgring, que abrigava o Grande Prêmio da Europa, será este ano o palco da prova da Alemanha, que será realizada em sistema de rodízio anual entre este circuito e o de Hockenheim.

No que diz respeito ao regulamento, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) impôs um congelamento dos motores em sua versão Xangai-2006 limitando os mesmos a 19.000 rotações por minuto, ou seja uma perda de 900 rotações por minuto para os melhores propulsores.

Como no ano passado, os motores devem ser usados em dois finais de semana consecutivos, mas os fins de semana foram reduzidos aos sábados (terceiro treino livre e classificações) e domingo (corrida). Os dois primeiros treinos livres, às sextas-feiras, não serão mais contabilizados e são comparáveis a treinos privados, já que as escuderias podem utilizar outros motores, outros pilotos e outros pneus, diferentes dos utilizados a partir de sábado.

A Bridgestone voltou a ser a única fornecedora de pneus e colocará à disposição das equipes quatro tipos, mas apenas duas especificidades serão utilizadas a cada GP. Para o público, cada um dos pneus retidos será diferenciado por uma marca visível quando o carro estiver na pista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;