Internacional Titulo
Câmara dos Representantes dos EUA prorroga lei antiterrorismo
Da AFP
22/07/2005 | 11:28
Compartilhar notícia


A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos estendeu na noite da quinta-feira a vigência da chamada 'Lei Patriótica' - um polêmico conjunto de medidas antiterroristas adotado após os atentados de 11 de setembro de 2001, que deixaram mais de três mil mortos no país. A prorrogação, que deverá ser confirmada no Senado, foi solicitada pelo presidente George W. Bush e aprovada por 257 votos contra 171.

"A Lei Patriótica aumentou a troca de informações entre organismos e o pessoal da Inteligência, atualizou normas para adaptá-las às mudanças tecnológicas e trouxe ferramentas para o combate aos terroristas que antes haviam sido apenas utilizados contra o crime organizado e os traficantes de drogas", frisou Bush em sua mensagem à Câmara.

Organizações civis se opõem à lei por considerá-la uma transgressão aos direitos individuais, permitindo, por exemplo, que as autoridades tenham acesso a relatórios estudantis, médicos ou bancários de qualquer pessoa - mesmo sem a necessidade de que haja indícios de delito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;