Internacional Titulo
Eficácia dos ataques aéreos a Kosovo seria limitada
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 13:47
Compartilhar notícia


A eficácia de ataques aéreos com os quais a comunidade internacional ameaça Belgrado e os separatistas kosovares seria muito limitada, concretamente contra os segundos, estimou neste sábado um especialista do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS), em Londres.

``A comunidade internacional estaria em uma situaçao muito delicada se tivesse que exercer uma forma de puniçao contra os que se recusam a negociar', estimou à rádio BBC o coronel Mike Dewar.

Os ataques aéreos contra a Sérvia ``seriam relativamente fáceis', declarou. Mas, neste caso, a puniçao seria inadequada contra os separatistas kosovares e em particular para impedir o Exército de Libertaçao do Kosovo (UCK) que continue obtendo armas na fronteira com a Albânia, considerou.

``Os ataques aéreos contra o povo que circula nas montanhas levando armas (...) através da fronteira seriam totalmente ineficazes', considerou o coronel Dewar.

Entao, ``haveria tropas em terra (para impedir o tráfico de armas)? Haveria um grande número de tropas e nao é certo que os aliados estejam dispostos a isto a esta altura', estimou.

``As sançoes com as quais se ameaça (os beligerantes) poderiam ser totalmente ineficazes e é difícil que os aliados mobilizassem tropas em terra', concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;