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Telefone fica mudo no Primavera
Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
05/08/2005 | 07:39
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Falar ao telefone virou um artigo de luxo para os moradores do bairro Jardim Primavera, em Mauá. “A cada dois dias, meu telefone fica mudo um dia inteiro. Não consigo ligar para ninguém e nem receber ligações”, afirma o proprietário de uma farmácia Jusué de Oliveira, 47 anos. Há quase um ano, moradores da região garantem que sofrem sistematicamente com o problema. Os supostos aparelhos sucateados de transmissão são apontados como as principais razões pelas constantes falhas de comunicação. As ruas mais atingidas são das Violetas e Pedro Eugênio. No Jardim Primavera, residem mais de 80 mil moradores.

Como depende do telefone para atender boa parte de seus clientes, o dono da farmácia do Jardim Primavera avisa que o principal prejudicado é a população. “Muitos fregueses pedem algum remédio por telefone. Até mesmo por uma certa comodidade. Como vou atendê-lo?”, indagou Josué de Oliveira, sem esconder sua indignação com a situação. Ele afirma que pretende mobilizar a população do Jardim Primavera para mover uma ação contra a operadora Telefônica.

A dona de casa Simone Fagundes, 30, confirma as reclamações de Josué de Oliveira. Ela diz que a cada dois dias, o telefone de sua residência também fica mudo. “É uma reclamação geral do bairro. Nem os telefones públicos funcionam. O pior é que a Telefônica não diz nada. Tudo nesta companhia é muito burocrático. Não temos mais para onde apelar”, enfatizou.

Já o comerciante Leonardo Schers, 26, acredita que os aparelhos de transmissão estejam totalmente sucateados. “Moro na região há anos. Nada foi feito de concreto para melhorar a transmissão. Só que de um ano para cá, a situação ficou extremamente caótica. Pagamos todos os meses a conta telefônica, mas não temos um serviço decente. O pior é que dependemos do telefone para tudo em nossa vida. Alguma coisa precisa ser feita”, detonou o comerciante.

A operadora Telefônica, responsável pelo serviço de todo o Estado de São Paulo informou que nesta quinta registrou uma anormalidade técnica em oito clientes da região. Mas garantiu que a situação foi regularizada às 18h.

A empresa afirma desconhecer os problemas freqüentes que ocorrem há quase um ano, segundo denunciaram os moradores do bairro de Mauá. Apesar de garantir que as linhas do bairro estão operando dentro da normalidade prevista, a empresa garantiu que irá fazer uma reavaliação técnica da rede que atende a localidade. Mas não divulgou uma data para fazer a inspeção.

A Telefônica informou ainda que atos de vandalismo são frequentes contra equipamentos da operadora – orelhões, armários óticos e a própria rede. Por causa desses atos, segundo a empresa, os aparelhos públicos estão danificados. Mas caso os moradores tenham que recorrer à Telefônica, a empresa informa que os clientes podem ligar para a Central de Relacionamento, por meio do telefone 103. O serviço funciona 24 horas todos os dias.




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