Cultura & Lazer Titulo
Show em homenagem aos sambistas
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
15/12/2010 | 07:18
Compartilhar notícia
Divulgação/Acervo de Adoniran Barbosa


Dois grandes sambistas, autores de clássicos obrigatórios e atemporais, teriam hoje 100 anos. Então, nada mais justo: Noel Rosa (1910-1937) e Adoniran Barbosa (1910-1982) são motivos de homenagem que chega amanhã, às 16h30, ao palco do Sesc São Caetano. A entrada é franca.

Durante o show, intitulado '2010: Este Ano Deu Samba', o quinteto homônimo exibe repertório de sucessos, tocados ainda na atualidade. "São sambas mais tradicionais que todos conhecem. Quem se sentir à vontade pode cantar com a gente", convida a flautista Maria Cristina Lopes.

São casos de 'Saudosa Maloca', 'Trem das Onze' e 'Samba do Arnesto', composições que evocam o modo de falar do povo - peculiaridade esta observada por Adoniran nas ruas de São Paulo.

Também integram o setlist do show temas como 'Com que Roupa', 'Quando o Samba Acabou' e 'Até Amanhã', faixas da obra de Noel, criadas em apenas oito anos dos seus quase 27 de vida.

As canções serão entrelaçadas por textos que narram a trajetória dos sambistas. De forma didática e envolvente, o repertório será embalado ao som da flauta (Maria Cristina Lopes), do clarinete (Domingo Elias), do violoncelo (Marisa Silveira) e do violão (Marcelo Arty), com narração de Renata Campos.

Para a formação, Adoniran e Noel se encontram ao escolherem o moderno samba urbano para cantar a época, as cidades, os lugares preferidos e os tipos populares, além de falarem de si.

Noel, vítima de tuberculose aos 26 anos, assina mais de 250 canções, entre sambas, toadas e marchas, sendo 229 delas gravadas.

Já Adoniran, além de diversas músicas premiadas em concursos carnavalescos, leva o título de maior nome do samba paulistano, com cerca de 90 inéditas.

O show integra o projeto 'Concertos Educativos', idealizado por professores de música e integrantes de orquestras profissionais, caso da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.

A proposta da formação paulistana, comprometida em levar a arte para a comunidade, é estimular a educação musical nas apresentações enquanto compartilha informações sobre compositores e instrumentos.

2010: Este Ano Deu Samba - Música. No Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554, São Caetano. Tel.: 4223-8800. Amanhã, às 16h30. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;