Setecidades Titulo
Marinho se reunirá com moradores
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
17/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, tem reunião marcada com as 800 famílias que vivem no Jardim das Oliveiras, domingo. No encontro, que acontecerá às 9h30 na Emeb Karolina Lewandowski, na Estrada Cama Patente, 510, o prefeito irá anunciar às famílias que tem estudo que aponta que elas não precisarão deixar o bairro para que seja feita a descontaminação do solo, processo ainda sem data prevista para começar.

Em 2008, laudo da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental apontou que o solo da área possui 195 vezes a quantidade considerada segura de benzeno, substância cancerígena. Na época, 11 pontos do solo foram analisados, e em todos ficou constatada a contaminação, que também compromete a água do bairro, onde vivem hoje cerca de 12 mil pessoas.

Em processo que tramita na Justiça desde 1995, o Ministério Público pede a extinção do Jardim das Oliveiras 3 e a remoção das 800 famílias que habitam a área - que corresponde ao lote que estaria mais perto da contaminação.

UBS Ferrazópolis

Ontem à noite, mais uma unidade de Saúde reformada foi entregue pelo prefeito Luiz Marinho, em evento que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Cultura, Frank Aguiar, e do secretário de Saúde, Arthur Chioro. Desta vez os beneficiados são os 21 mil pacientes cadastrados na UBS Ferrazópolis, que entrou em reforma em agosto, após 20 anos sem reparos. A obra faz parte do conjunto de intervenções em 29 das 32 unidades de Saúde da cidade.

Completamente reestruturado, o prédio recebeu nova pintura, consultórios, revisão elétrica e brinquedoteca.

"Na prática não é apenas reforma. É uma nova unidade de Saúde para a população do bairro. Isso faz parte do novo sistema de Saúde que estamos implantando na cidade." Foi investido R$ 1,1 milhão na reforma, além de R$ 300 mil em equipamentos. A UBS agora conta com três equipes do Programa Saúde da Família.

Esta foi a segunda unidade entregue após o anúncio das reformulações na rede de atenção básica. A primeira foi a UBS Santa Cruz e a próxima será para a população da Vila São Pedro, prevista para o dia 29.

Reforma na unidade de Saúde do Batistini também está nos planos da Prefeitura, mas ainda não há data para início das obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;