Internacional Titulo
Metal usado na indústria nuclear é roubado na Ásia
da AFP
09/01/2003 | 11:46
Compartilhar notícia


Desconhecidos roubaram 400 kg de európio, um metal raro utilizado na indústria nuclear, de uma fábrica química da Quirguízia, segundo a assessoria de imprensa do Ministério do Interior, citada esta quinta-feira pela agência Itar-Tass.

Seis homens, armados com marretas, entraram em um depósito da fábrica química e metalúrgica de Orlovka (90 km a oeste de Bishkek). Depois de imobilizar três guardas, roubaram 23 caixas que continham 20 Kg de európio cada uma.

O európio é utilizado principalmente nas barras de controle que regulam os reatores nucleares. Também tem aplicações em óptica e eletrônica, em menor proporção devido ao elevado custo de produção.

Orlovka era uma cidade fechada aos estrangeiros durante a era soviética, porque lá se extraía urânio. A fábrica de Orlovka continua produzindo zircônio, utilizado para fabricar tubos de combustível nuclear.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;