Nacional Titulo
Crimes pela posse da terra vão a julgamento nesta terça-feira
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
24/10/2006 | 15:07
Compartilhar notícia


Dois crimes envolvendo a disputa pela posse da terra têm julgamento marcado para esta terça-feira. No município de Loanda, na região noroeste do Paraná, será julgado o acusado do assassinato do trabalhador sem-terra Sebastião Maia, ocorrido em 1999. Em Cuiabá, após 19 anos de espera, três dos seis acusados do assassinato do líder missionário Vicente Cañas, que lutava pela demarcação das terras do povo Enawenê-Nawê, vão a julgamento.

No caso Cañas, o ex-delegado de polícia de Juína - município de Mato Grosso onde ocorreu o crime - Ronaldo Antônio Osmar,  e os pistoleiros José Vicente da Silva e Martinez Abadio da Silva serão julgados por crime de homicídio duplamente qualificado, mediante pagamento e em situação de emboscada. Em um local onde madeiras e terras eram cobiçadas, Vicente Cañas foi assassinado com perfuração no abdômen, apresentando marcas de espancamento. Seu corpo só foi encontrado 40 dias depois.

Os assassinatos do líder Vicente Cañas e do trabalhador rural Sebastião Maia não são casos isolados. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra, de 1985 a 2005 ocorreram no Brasil mais de mil conflitos seguidos de morte pela posse da terra.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;