Setecidades Titulo
Rio Grande retira lixo de área de manancial
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
18/11/2003 | 21:28
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Rio Grande da Serra deu início na manhã desta terça-feira à limpeza do lixão clandestino do Jardim Guiomar. Ao fim dos trabalhos, 120 sacos de 100 litros cada, carregados de entulho, haviam sido retirados do principal foco de concentração de lixo, na rua Eunice. A Secretaria de Serviços Urbanos da cidade acredita que a limpeza deve ser concluída até quinta.

A existência do lixão foi denunciada na última semana pelo Diário. Segundo moradores do Jardim Guiomar, o entulho, formado por lixo doméstico, acumula-se no espaço há cerca de dez anos. Ele ocupava uma área de 200m² de mata fechada preservada pela lei de mananciais. A deficiência na coleta no local teria impulsionado a formação do lixão.

Nesta terça, seis profissionais fizeram a remoção do entulho. Protegidos por luvas, eles carregaram os sacos lixo para fora da mata. A maior parte do entulho estava armazenada em sacolas plásticas de supermercado, o que facilitou o transporte.

O material foi levado até o lado oposto da linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e recolhido por um caminhão da empresa responsável pela coleta de lixo doméstico em Rio Grande. De lá, o entulho seguiu para o aterro da Lara, em Mauá.

Técnicos da Cetesb fizeram uma vistoria no lixão na manhã desta terça, enquanto os profissionais da Prefeitura faziam a limpeza do local. O órgão estadual deve acompanhar a coleta do material. Quando a limpeza estiver concluída, a Cetesb fará uma nova avaliação do terreno, para saber se o local está contaminado.

Na segunda-feira, uma análise do Movimento de Defesa da Vida do Grande ABC (MDV) apontou contaminação por coliformes fecais da água das nascentes próximas ao lixão. A Prefeitura contestou o exame e vai pedir uma contra-prova ao Instituto Adolfo Lutz. O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público de Ribeirão Pires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;