Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Filme tem como tema a luta contra a impunidade


Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC

12/12/2002 | 18:05


Mais um filme premiado chega tardiamente às salas paulistanas. Desta vez, o italiano Cem Passos (2000), de Marco Tullio Giordana, melhor roteiro em Veneza e exibido na Mostra Internacional de Cinema daquele ano, que estréia nesta sexta na capital. Giordana cria sua ficção a partir de uma realidade tirada de uma nota no jornal. Na cidadezinha de Cinisi, na Sicília, ponto de referência do tráfico de drogas nos anos 60, cresce o jovem Pepino Impastato (Luigi Lo Cascio) e, junto com ele, sua indignação em relação à impunidade que toma conta do local.   

Disposto a dar um fim à tradição mafiosa, ele se recusa a percorrer os cem passos que separam sua casa da do chefão Tano Badalamenti. Prefere um caminho mais difícil: candidata-se a vereador e luta contra os esquemas viciados de corrupção e poder. Dois dias antes da eleição, ele é assassinado, um crime que apenas 20 anos mais tarde começou a ser desvendado.   

“Este não é um filme sobre a máfia, mas sobre a energia, a vontade de construir, a imaginação e a felicidade de um grupo de rapazes que ousaram olhar para o céu e desafiar o mundo na ilusão de mudá-lo”, afirmou o diretor. Antes tarde do que nunca a chegada de filmes com algum discurso que valha a pena.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;