Setecidades Titulo Febre
Jogadores devem se atentar a acidentes
Por Natália Scarabotto
Especial para o Dirário
07/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa


Em poucos dias, o jogo para celular Pokémon GO virou febre no Grande ABC. Jogadores andam pelas ruas, parques e shoppings com os olhos na tela e, muitas vezes, não prestam atenção ao redor. O descuido pode gerar situações de risco para quem está buscando os personagens. O aplicativo foi lançado na quarta-feira em todo o País e, de imediato, inúmeras pessoas iniciaram caça aos famosos monstrinhos. 

Naquele dia, o publicitário Lennon Bassi, 25 anos, saiu para dar uma volta no quarteirão de sua casa, no Centro de Diadema. E, por duas vezes, correu risco de sofrer acidentes. “Virei para pegar um Pokémon e estava vindo um ônibus, como eu estava andando na beira da calçada, quase que o ônibus me pega, mas dei um passo para atrás rápido e nada aconteceu. Depois atravessei a rua para conseguir outro e só olhei para um dos lados e tinha carro vindo, mas não aconteceu nada.”

Os Pokémons estão todos dentro do celular, mas há uma mistura com o mundo real. Funciona da seguinte forma: usando a localização do GPS do celular, o aplicativo cria um mapa (baseado na geografia real da cidade) e o seu personagem. Conforme você anda pelas ruas, na vida real, o boneco faz o mesmo caminho.

Esporadicamente, aparecem indicações de locais onde estão os monstrinhos. Para consegui-los, o jogador tem que andar até o local indicado. Ou seja, se aparecer um na esquina da sua casa, você terá que andar até lá para capturá-lo. Ao mesmo tempo em que é divertido, expõe riscos. No desespero de tentar chegar rápido ao local para pegá-los, as pessoas ficam focadas apenas no celular e não prestam atenção por onde estão andando. Foi o caso do montador Felipe Adame, 18. “Estava andando bastante procurando para capturar e não vi o desnível da calçada. Acabei virando o pé, mas não torceu.”

Os bichos virtuais podem aparecer em qualquer lugar. No Parque Celso Daniel, em Santo André, tem vários e muita gente está aglomerada lá caçando-os. O garçom Danilo Fernandes, 21, não ficou de fora. “É muito legal e já peguei um monte aqui. Às vezes, a gente fica tentando pegar e se esquece de olhar por onde anda, até tropecei na escada, e quase cai.”

Até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada no Grande ABC. Porém, não há campanhas de conscientização programadas. A Prefeitura de Santo André informou que agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) estão orientados a fazer uma fiscalização rigorosa para evitar acidentes, já registrados em outros países. 

O Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) lançou campanha em sua página do Facebook para alertar os motoristas para que não utilizem o aplicativo enquanto estiverem ao volante. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também está advertindo jogadores para redobrarem atenção na hora do embarque e desembarque. Já a página do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) alerta vestibulandos que estudo à prova – 5 e 6 de novembro – é mais importante do que o jogo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;