Turismo Titulo
Sabores da Serra
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
06/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O inverno nem chegou e localidades serranas como Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, e Monte Verde, em Minas Gerais, já começam a organizar eventos para atrair turistas com a combinação de frio, céu aberto e boa comida.

Nas montanhas fluminenses, o pinhão ganhará status de protagonista na "18ª edição do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá", programado para os dias 14 a 16 na presença dos chefs Flávia Quaresma, Tereza Paim, André Saburó e Heiko Grabolle. Eles darão nota aos cozinheiros locais e o público poderá participar do júri escolhendo o melhor prato à base de pinhão ao adquirir a camisa-convite do concurso, que custa R$ 50.

Vários restaurantes também celebrarão o mês do pinhão incluindo pratos feitos com o fruto da araucária em seus cardápios.

Paralelamente ao concurso culinário, serão promovidos o "5º Salão do Pinhão", apresentando artistas locais, e o Sabores da Montanha, com exposição de produtos orgânicos da região.

A programação prevê ainda competições entre chefs com ingredientes-surpresa preestabelecidos pela organização, parcerias entre chefs e artistas plásticos para ver qual dupla confecciona o prato mais bonito e saboroso, projetos de preservação da Mata Atlântica com plantio de 500 mudas de araucária e oficinas de culinária para adolescentes.

As novidades ficam por conta de roteiros agroturísticos a propriedades que cultivam araucárias e cogumelos e a criações de trutas e cabras, entre outros produtos típicos de Visconde de Mauá.

MINAS - O pinhão também é vedete do "1º Festival Gastronômico de Monte Verde", que prossegue até o dia 30 em 11 restaurantes da vila, situada a 167 quilômetros de São Paulo.

Capelete ao pesto de pinhão, almofadinha de frango recheada com creme de pinhão, escondidinho e truta com pedaços do fruto da araucária estão entre as delícias do circuito, que poderão ser saboreadas todos os dias, no almoço e no jantar, ao custo de R$ 34 por pessoa.

Hotéis e pousadas também aderiram ao evento oferecendo quitutes à base da iguaria durante o café da manhã.

"Monte Verde sempre teve uma gastronomia bastante rica e diferenciada, não só pelos pratos típicos da culinária mineira mas principalmente pela herança europeia. De fondues a strudels (torta de maçã), passando pela truta, outra especialidade da região, temos um menu que agrada a todos os paladares. Agora, com o Festival Gastronômico, vamos difundir ainda mais essa vocação para receber e comer bem", diz Gustavo Arrais, secretário de Turismo de Camanducaia e diretor da AHPMV (Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde).

INFORMAÇÕES

Visconde de Mauá - www.mauagastronomico.com.br.

Monte Verde (distrito de Camanducaia) - www.monteverde.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;