Política Titulo Dissenso
Convenção da Rede em São Caetano expõe racha

Sara Jane Zanetti é homologada candidata ao Executivo pela nova legenda sob protestos de ex-vereador Cabo Dias

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
27/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Com protesto, a Rede Sustentabilidade de São Caetano homologou a candidatura de Sara Jane Zanetti ao Palácio da Cerâmica, em convenção realizada ontem à noite, na Câmara. Mas o ato que serviria para celebrar o início oficial da primeira campanha eleitoral do partido recém-criado ficou marcado por racha interno.

Ex-vereador pelo PV e hoje filiado à Rede, Cabo Dias sugeriu que a candidatura de Sara foi imposta à força e, no momento em que delegados da sigla votavam para formalizar o nome dela como pleiteante ao Paço, subiu à tribuna para criticar a escolha. “A Rede foi criada para mudar o Brasil, não para fazer política de panelinha. A Sara foi escolhida (como candidata) em reunião que não teve ata de convocação (dos filiados). O correto seria convocar todos, informando sobre o dia de escolha de candidatos. É assim até nos partidos da velha política”, disparou o ex-parlamentar.

Em clima de tensão, Sara contestou a fala de Cabo Dias, revelando “constrangimento” com o discurso do correligionário. “Ele (Cabo Dias) tem esse problema de desagregar o grupo. Tudo o que ele diz é o que vem sustentando sempre, mas ele assinou a ata (da reunião que a definiu como pré-candidata). A prova de que houve transparência foi a de que todos hoje (ontem) levantaram o crachá concordando com a minha candidatura.”

Cabo Dias virou vereador tampão pelo PV nos últimos três meses da legislatura passada (2009-2012), depois de o então parlamentar Maurílio Pompílio ter o mandato cassado por infidelidade partidária após trocar a sigla verde pelo PPS. No pleito de 2012, ele chegou a tentar, sem sucesso, renovar o mandato pelo PV (recebeu 617 votos), mas no ano seguinte também deixou o partido e começou a ajudar na criação da Rede em São Caetano. Até a escolha pela candidatura Sara, em meados de maio, o nome da hoje prefeiturável era desconhecido na política do município. “Eu tenho história nessa cidade. Nunca fui um cara antiético.”

Sara Jane terá o ex-vereador petista Devanir Morari como candidato a vice, em coligação com o Psol. A turbulência também esteve presente na legenda socialista no período pré-eleitoral. Depois de promover prévias para definir Morari como prefeiturável – processo que gerou debandada e troca na presidência –, a legenda abdicou de encabeçar chapa e indicou o ex-petista para a vice da Rede. O ato de ontem reuniu cerca de 20 pessoas. Ex-presidente do Psol e hoje filiado à Rede, Thiago Cavallini não compareceu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;