Setecidades Titulo Segurança Pública
Crimes patrimoniais aumentam no Grande ABC
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
26/07/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


As estatísticas criminais da região apresentaram alta na comparação entre junho desse ano e de 2016. Conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, somente os números de homicídios tiveram queda de 26,67% no período. O aumento mais expressivo foi no furto de veículos – os números saltaram de 632 para 910 (alta de 44%).

A alta nos registros da região foi maior do que a observada na Capital e no Estado. Santo André foi a cidade com mais registros de furto de veículos, totalizando 366 casos, número 111,56% superior ao de 2015. As únicas cidades que tiveram queda no índice foram São Bernardo e Rio Grande da Serra, a última sem nenhum registro do caso na delegacia.

Já o roubo de veículos aumentou 9,26% na comparação com 2015, o roubo em geral 4,02% e o furto 10,84%.

Conforme o comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, um problema que contribui para o aumento dos indicadores é a presença de pequenos desmanches. “Eles estão, muitas vezes, instalados em residências e têm porte menor que um desmanche comum. Esses estabelecimentos começaram a se disseminar ainda na fase da Operação Desmanche e continuam presentes. Isso dificulta o combate, porque esses locais são mais difíceis de serem encontrados e, quando se fecha um deles, o impacto é menor em relação a um desmanche comum”, afirmou.

Segundo Cortez, já foi solicitado à SSP que as operações sejam retomadas nas sete cidades. Ainda não é possível determinar data para o início das ações, que também incluem a Polícia Civil e o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo). “Nós fizemos contato com o sindicato das empresas de seguro na região, que também possuem informações a esse respeito, para qualificar melhor a nossa atuação sobre o aumento desses números”, disse.

Em relação aos furtos e roubos em geral, o coronel afirmou que há mudança nas modalidades de policiamento de acordo com as estatísticas. “Por isso insistimos para que as pessoas notifiquem os casos.”

HOMICÍDIOS
A queda do índice de homicídios foi de 15 casos no ano passado para 11, sendo que em Mauá e Rio Grande da Serra não houve registros. Para Cortez, esse é o índice que expressa que a violência está de fato diminuindo entre as sete cidades. “Mostra conjunto de fatores e ações provenientes de diversos setores do poder público e da sociedade. Esse crime vem sofrendo quedas sucessivas”, ressaltou.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;