Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

FUABC deve assumir cirurgias de catarata

Nario Barbosa/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Após tragédia que deixou 18 cegos e um morto,
S.Bernardo substituirá responsável pelo serviço


Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC

26/07/2016 | 07:00


A Prefeitura de São Bernardo negocia entregar para a FUABC (Fundação do ABC) o serviço de oftalmologia antes prestado pelo Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista, cujo contrato foi suspenso após falhas em mutirão da catarata em 30 de janeiro ter deixado 18 cegos e um morto.

A expectativa do chefe da disciplina de Oftalmologia da FMABC (Faculdade de Medicina ABC), Vagner Loduca Lima, é a de que o acordo seja firmado até o fim do mês. “A negociação está bem adiantada e acredito, até pelos problemas anteriores, que a Prefeitura esteja muito mais preocupada com a questão da qualidade dos serviços prestados”, observa. No entanto, conforme Lima, ainda não é possível estimar valores do contrato nem demanda de atendimentos prevista.

O Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista prestava atividades médico-ambulatoriais com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos e exames complementares desde 2013 ao município. Neste período, a administração do prefeito Luiz Marinho (PT) repassou R$ 2,4 milhões à empresa. O convênio foi imediatamente rompido após 22 das 27 pessoas submetidas ao procedimento em janeiro terem adquirido infecção ocular pela bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Com base no inquérito policial, concluído pela Delegacia de Defesa do Idoso do município, depoimentos dos pacientes, sindicância da Prefeitura e relatório da Vigilância Sanitária, ficou evidente a falta de assepsia no decorrer das cirurgias. O médico Paulo Barição, responsável pelo procedimento, virou réu no caso após a Justiça aceitar denúncia do MP (Ministério Público) da cidade pedindo a abertura de processo criminal.

CONVÊNIO
Desde a sexta-feira, São Bernardo e a FUABC retomaram convênio para serviços de urgência e emergência oftalmológico no PS (Pronto-Socorro) Central da cidade durante 24 horas. A expectativa é de que sejam realizados até 150 atendimentos diários. Para tanto, serão disponibilizados dois profissionais no período diurno e um no noturno.

“Acredito que seja uma parceria onde todos ganham. Os alunos têm oportunidade de atuar e a Prefeitura garante serviço de qualidade para a população”, observa Lima. Conforme o especialista, o serviço foi criado em 1995 pela disciplina de Oftalmologia da FMABC, sendo mantido até meados de 2010 pela faculdade. Nos praticamente seis últimos anos, o serviço foi coordenado por duas outras instituições.

“É a porta de entrada do serviço oftalmológico na cidade. A proposta é atender, principalmente, casos de traumas e acidentes ou inflamações. Não é indicado para consultas para receitas de óculos”, destaca o chefe da Oftalmologia da FMABC. O hospital fica na Rua Secondo Modolin, 449, no Centro. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;