Esportes Titulo No Rio
Bailarina andreense estará nos Jogos

Fernanda Salgueira revela como são os ensaios para cerimônias no Maracanã, dias 5 e 21

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
25/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


Fernanda Fernandes Salgueira realizará o sonho de estar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ela imaginava esse momento desde criança e, desde então, vinha buscando um modo de poder participar do maior evento esportivo do mundo. E finalmente chegou a hora de ser parte da festa. A andreense de 39 anos não concorrerá a nenhuma medalha, mas a seleção para ser uma das 6.000 pessoas que participarão das cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada já vale o ouro para a bailarina, que ensina a arte da dança em quatro escolas da cidade, incluindo uma que leva seu nome, há 20 anos. Ela embarcou para a Cidade Maravilhosa no início do mês para a fase final de ensaios e ficará lá até o encerramento da competição – ela também atuará como voluntária nas competições de ginástica.

“Eu sempre via (as cerimônias) pela televisão e tive muita vontade de estar lá dentro e ver como eles conseguem ensaiar tanta gente ao mesmo tempo para que todo mundo faça a coreografia sincronizada”, afirmou Fernanda. “Não é simples. Eu trabalho com crianças e, em uma turma de 20 alunos, é difícil sincronizá-los. Como eles sincronizam 500 pessoas?”, comparou a bailarina andreense.

A oportunidade de realizar o sonho surgiu ano passado, quando começaram as audições para as cerimônias. Fernanda se inscreveu pela internet, foi ao Rio de Janeiro para alguns testes e aguardou o resultado. A confirmação de sua participação veio só dia 1º de junho.

“Fiquei muito feliz. (Fiquei impressionada) No primeiro ensaio que eu fui e vi a organização. A gente chega e é super bem recebida, todo o pessoal voluntário é muito acolhedor. Quando você fala que é de São Paulo, eles oferecem a casa para ficar, o pessoal está no clima olímpico”, disse Fernanda, que também atua como voluntária nas cerimônias – recebe da organização apenas ajuda de custo para transporte e alimentação. Ela ficará na casa de uma amiga durante a competição.

Por força de sigilo contratual, a andreense não pode revelar detalhes da apresentação, como roupas, músicas ou qualquer aspecto que revele como será a cerimônia. A bailarina, no entanto, contou como são realizados os ensaios, algo que poucos têm conhecimento.

“A gente ensaia em grupos com 200, 250, que são subdivididos. No meu, há dez pessoas, e só eu e mais uma que são bailarinos. Tem senhoras, tem gente de toda idade que nem dança nada, nem é da área. A parte que tem mais coreografia fica mais para quem sabe, e as outras partes, mais simples, dão para as pessoas que não sabem para fazer com que fique bonito”, comentou Fernanda. “E a gente não sabe o que os outros grupos estão ensaiando. Só vamos saber como vai ser mesmo nos últimos ensaios gerais”, explicou.

Agora, é aguardar os dias 5 e 21 para assistir às apresentações e ver qual papel a bailarina andreense desempenhará nas cerimônias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;