Nacional Titulo
Garotinho dará abono a professores pensionistas
Por Do Diário do Grande ABC
10/05/1999 | 11:09
Compartilhar notícia


O governador do Rio, Anthony Garotinho, anunciou que vai estender a todos professores estaduais pensionistas o abono de R$ 164 concedido ao pessoal da ativa. O pagamento, segundo ele, será feito logo após o recadastramento dos 94 mil pensionistas do Instituto de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Iperj), que termina no dia 31 de julho.

O recadastramento, que começou há uma semana, e visa acabar com as irregularidades e distorçoes na folha de pagamento do Iperj, está sendo feito no Maracanazinho.

No interior, o atendimento vem sendo feito nos 18 postos do Iperj espalhados pelo estado, que estarao funcionando, em ambos os casos, das 9h às 16h. Quem nao puder comparecer deve comunicar ao instituto e apresentar o atestado médico. Nesse caso, o pensionista será visitado por um assistente social credenciada pelo Iperj. ``Esse trabalho é necessário, porque tem muita gente recebendo pensao com procuraçao fantasma', afirmou Garotinho.

Ele determinou que fosse estabelecido o prazo final de recadastramento em 31 de julho para evitar maiores transtornos para os pensionistas espalhados por todo o estado. ``Determinamos um prazo longo para causar o menor transtorno possível aos pensionistas. Serao quase três meses para que todos os pensionista possam regularizar suas situaçoes. Queremos garantir um atendimento digno para esse recadastramento que pretende, principalmente, melhorar a qualidade de vida das pessoas', disse o governador.

Sao muitos os problemas constatados pela Secretaria de Administraçao. Entre as irregularidades e distorçoes que devem ser alcançadas pelo recadastramento promovido agora estao os casos de filhas que continuam recebendo pensao depois de casadas. Mas foram feitas também análises rigorosas a partir da verificaçao da data do óbito de pensionistas e da existência de gratificaçao incorporada indevidamente. Legalmente, quem já nao está mais como contribuinte nao teria direito a gratificaçoes incorporadas a pensao. Há um grande número de pessoas nestas condiçoes.

O anúncio do abono pretende atender a reivindicaçao dos pensionistas. ``Já conseguimos pagar o abono dos aposentados. Agora, chegou a hora dos pensionistas de professores', disse o governador. Garotinho mais uma vez fez anúncio de uma medida de governo no sábado, durante o seu programa de rádio. Normalmente, em conversas rápidas com os secretários, ele divulga decisoes administrativas.

A estimativa do secretário de administraçao, Hugo Leal, é a de que, com o recadastramento e a revisao das pensoes, a folha do Iperj tenha uma reduçao entre 20 e 25%. Os pensionistas estao recebendo em casa o formulário simplificado para recadastramento, de apenas uma folha, com os dados básicos já preenchidos. Depois disso, eles deverao entregar pessoalmente o formulário em qualquer um dos postos no Estado (cuja lista de endereços está impressa no contracheque) e apresentar o original da carteira de identidade ou de trabalho, CPF, e ainda o comprovante de residência e contracheque.

Em caso de dúvida, os pensionistas devem ligar para o telefone 0800-25-33-39. A ligaçao é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;