Política Titulo Impedimento
Helcio deve assumir Pasta para substituir Donisete
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
09/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), estuda colocar o ex-deputado federal Helcio Silva como secretário de Assuntos Jurídicos em uma manobra interna para garantir que o aliado comande a Prefeitura durante a eleição.

Eleito vice-prefeito em 2012, Helcio renunciou ao cargo em 2013 para assumir mandato na Câmara Federal. Com isso, o presidente da Câmara virou substituto imediato de Donisete em licenças e afastamentos. Porém, o atual mandatário do Legislativo, Marcelo Oliveira (PT), é candidato à reeleição na vereança e, por isso, está impedido legalmente de assumir o Executivo na ausência do prefeito.

Pela LOM (Lei Orgânica do Município), o secretário de Assuntos Jurídicos substitui o chefe do Executivo caso haja proibição do vice ou do presidente da Casa. Hoje a atual titular do posto é Ruzibel Sena de Carvalho.

Donisete dá como certo tirar ao menos uma licença durante a eleição sabedor do acirramento político no pleito. O petista tem como principal rival do ex-aliado e hoje deputado estadual Atila Jacomussi (PSB). Últimas pesquisas de intenções de voto dão favoritismo ao socialista, o que forçará Donisete a estar mais tempo nas ruas para pedir voto. Como prefeito em exercício, teria de fazer campanha fora do horário de expediente, enquanto Atila tem o dia livre para busca de sufrágios.

O prefeito evitou confirmar a mudança no secretariado. “Penso em outras coisas agora, como convenção e coligações proporcionais. Mais para frente vou pensar nisso”. Helcio declarou que não foi avisado pelo prefeito sobre as alterações. “Ninguém me falou nada”, disse Helcio, hoje titular de Relações Institucionais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;