Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 13 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Esportes

esportes@dgabc.com.br | 4435-8384

Livro conta a história do Botafogo


Do Diário do Grande ABC

26/08/2000 | 18:05


Um presente glorioso para o Botafogo. Foi o que o jornalista Antônio Carlos Napoleao, 42 anos, preparou para os torcedores alvinegros este mês, quando o clube completa 96 anos de existência.

História, Conquistas e Glórias no futebol, que será lançado segunda-feira, dia 28, pela Editora Mauad, a partir das 19h30, na sede do clube (Avenida Venceslau Brás, 72, Botafogo), está longe de ser um livro qualquer. Em 140 páginas, Napoleao conta como poucos por que todo alvinegro bate com orgulho no peito e beija a estrela solitária no escudo da camisa quando diz que o Botafogo é um dos maiores orgulhos brasileiros.

Em primeiro lugar, é bom esclarecer que as informaçoes contidas no livro explicam em tese a paixao, mas o texto é de alguém absolutamente imparcial - Antônio Carlos Napoleao, que passou dois anos pesquisando a fundo tudo sobre o clube alvinegro, é tricolor de coraçao. "O Botafogo tem personagens riquíssimos", afirmou o autor, que escalou verdadeira seleçao de biografias de ídolos do clube dentro de campo.

Vinte e cinco craques de toda a história recebem as maiores homenagens. De Carvalho Leite a Mané Garrincha, passando por Heleno de Freitas, o Gilda, Nilton Santos, o Enciclopédia, Didi, o mestre da folha-seca, Amarildo, o Possesso, Gérson, o Canhotinha de Ouro, Jairzinho, o Furacao, Zagallo, Manga, Paulo César Caju, Marinho, Donizete e Túlio, entre outros.

Os treinadores também nao sao esquecidos. Zezé Moreira, Joao Saldanha, Marinho Rodrigues, Zagallo, Valdyr Espinosa, Paulo Autuori e Joel Santana têm mençao especial, assim como os bons frasistas e contadores de histórias, como Carlito Rocha e Neném Prancha.

O título do livro nao nega o conteúdo. Conta em detalhes a história do Glorioso, passando pela fusao do Clube de Regatas Botafogo, surgido em 1894, com o Botafogo Futebol Clube, criado em 1904, originando o Botafogo de Futebol e Regatas, em 1942. Poucos sabem, mas uma morte foi a responsável pela uniao dos dois clubes, que certa vez se enfrentavam em uma partida de basquete. No intervalo, o atleta Albano sofreu ataque do coraçao. "Após seu enterro, os dirigentes dos dois clubes decidiram-se pela fusao", disse Napoleao.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Livro conta a história do Botafogo

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, acesse com:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;