Setecidades Titulo Patrimônio
Antigo bar da Estação de Ribeirão Pires é tombado

Medida provisória garante preservação da construção da década de 1930 por 180 dias

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
25/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


O antigo bar da Estação Ferroviária de Ribeirão Pires, construído na década de 1930, foi tombado provisoriamente pelo Conselho de Patrimônio do município na semana passada. Apesar de o conjunto ferroviário da cidade ser reconhecido como patrimônio pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico) desde 2011, o bar não estava contemplado e, por isso, corria risco de desaparecer. A indicação do tombamento municipal foi sugerida pelo Condephaat como forma de preservar o elemento arquitetônico fundamental para a compreensão e recomposição histórica da estação.

O pedido de tombamento foi feito pelo historiador e professor Emerson Tognetti. “Fiz estudo com pelo menos 12 bens da cidade que deveriam ser tombados, incluindo o antigo bar. Quando houve o tombamento do conjunto ferroviário, o Condephaat acabou deixando o bar de fora, mas acredito que ele também faz parte da memória ferroviária não apenas do município, mas do Estado. Isso porque, segundo meus estudos, este é o último barzinho do tipo ainda de pé.”

A partir do tombamento provisório, publicado no Diário Oficial no dia 14, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderá solicitar a impugnação do processo em prazo de 15 dias. Quem analisará o pedido é o Conselho de Patrimônio municipal. Se o conselho não aceitar o recurso, caberá à CPTM recorrer ao prefeito Saulo Benevides (PMDB). Se ele negar o recurso, o bem é tombado em definitivo, tornando-se o segundo patrimônio reconhecido pelo conselho municipal – o primeiro foi a Casa Herbert Richers. A cidade tem ainda dois patrimônios tombados pelo Estado: a Capela do Pilar e a própria estação ferroviária. “De qualquer forma, nos próximos 180 dias, que é o tempo máximo de duração de todo esse processo, a preservação está garantida”, destaca Tognetti.

A CPTM informou que está analisando o processo, sem fornecer detalhes se pretende entrar com impugnação ou aceitar o tombamento do bem.

 

HISTÓRICO

A Estação Ferroviária de Ribeirão Pires foi inaugurada em março de 1885. Construída no estilo vitoriano inglês pela empresa São Paulo Railway, assim como outras estações do período, adotava um padrão de edificações. Sua cafeteria era simples porque a estação era e continua sendo suburbana, de terceira classe. O mesmo padrão é percebido em Mauá, que teve seu bar construído em 1936. Em Ribeirão, o proprietário do antigo bar era o imigrante italiano Jacynto Gasperini, natural de Trento.

 

Em 2010, o Diário registrou protesto de moradores do município, que fizeram abraço simbólico ao quiosque a fim de impedir a sua demolição. Hoje, o bar está abandonado e com várias pichações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;