Política Titulo Ribeirão Pires
Ministério da Saúde vai investigar médica que assinou guias para Cléo
Vitória Rocha
Especial para o Diário
23/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O Ministério da Saúde informou que irá realizar visita técnica em Ribeirão Pires para averiguar doação de guias médicas para o gabinete da vereadora Cléo Meira (PTN) para realização de exame de mamografia na Carreta Mulheres de Peito, serviço do governo do Estado. Na semana passada, o ex-chefe de gabinete da parlamentar Simei Nascimento foi flagrado fornecendo encaminhamentos assinados pela médica cubana Yarisleydis Nunez Videt, que atua no programa Mais Médicos.

De acordo com a Pasta federal, apesar de não ter sido oficialmente notificada pela administração de Saulo Benevides (PMDB) sobre o ocorrido, entrou em contato com o município para averiguar os fatos. “O ministério aguarda o posicionamento final do gestor responsável. Após esse esclarecimento, a coordenação realizará visita técnica para verificar o possível problema. Se confirmada a irregularidade, se inicia o processo de desligamento e substituição da médica. É importante esclarecer que a médica só deixa de atuar no programa Mais Médicos após confirmação dos fatos”, explicou o departamento, por meio de nota.

Procurada para comentar o caso, a médica cubana Yarisleydis Nunez Videt, que atua pelo Mais Médicos no município desde 2014, alegou não ter permissão da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde) para falar com a imprensa.

O caso veio à tona na semana passada, após Simei Nascimento ter sido gravado pelo jornal Diário de Ribeirão Pires entregando guias assinadas para um atriz contratada. Na gravação, o ex-assessor é procurado pela mulher, que diz não conseguir guias pela UBS (Unidade Básica de Saúde) para que a mãe realize o exame na carreta. Sem muita insistência por parte da atriz, Simei Nascimento pede que ela aguarde um pouco antes de voltar com as guias carimbadas e assinadas. “Você sabe de que lado é o nódulo dela?”, ele pergunta. “Acho que é o direito, se não me engano”, a atriz responde. “Deixa eu ver se está carimbado (ele olha o documento). Está. Só preencher”, afirma Simei Nascimento.

Questionado, o ex-chefe de gabinete negou que tenha cometido irregularidades e isentou a vereadora de participação no esquema. “Eu não tenho nada a dizer, foi algo armado politicamente. Deixaram essa guia para eu preencher. Preencher não é crime. Crime é você falsificar assinatura, carimbo. Não é um documento forjado. É uma injustiça o que estão fazendo com a Cléo, politicagem. Ela foi obrigada a me exonerar”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;