Memória Titulo Memória
Railway Station Ribeirão Pires

Ontem publicamos o carimbo comemorativo ao centenário...

Ademir Medici
23/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Ontem publicamos o carimbo comemorativo ao centenário de criação da primeira estação ferroviária de Ribeirão Pires. Hoje mostramos esta foto raríssima daquela estação – estação que o carimbo de 1996 reproduz.

A foto foi tirada, tudo indica que sim, pelos ingleses da São Paulo Railway. Original pertence ao arquivo do desembargador Olavo Zampol. Chega à Memória pelas mãos do pesquisador Joel Maziero. Tem tudo a ver com o cenário em que foi criado, 120 anos atrás, o Distrito de Paz de Ribeirão Pires.

A Estação de Ribeirão Pires, neste armazém, foi inaugurada no dia 1º de março de 1885, em uma altitude de 751 metros acima do nível do mar. Onze anos depois era criado o distrito.

Quando os trens da chamada Inglesa começam a parar na localidade, Ribeirão Pires dá início a uma nova fase da sua vida, com várias consequências imediatas:

1ª – A localidade vai chamar a atenção do governo da Província de São Paulo para a criação de um núcleo colonial destinado, fundamentalmente, à produção agrícola para São Paulo;

2ª – Com a estação, e com a excelência do clima local, moradores de Santos começarão a subir a serra. Vivenciarão em Ribeirão Pires períodos anuais de lazer;

3ª – Em torno da estação irá surgir uma nova cidade, origem do atual perímetro urbano central de Ribeirão Pires.

Já dissemos ao Joel Maziero, esta foto, com legendas em inglês, é uma verdadeira capa de livro que a cidade de Ribeirão Pires precisa produzir e publicar. Por que não uma obra coletiva tendo à frente o próprio Joel e o desembargador Olavo Zampol, filhos da cidade?

UMA JUSTIÇA

Os festejos comemorativos ao centenário de criação do Distrito de Paz de Ribeirão Pires tiveram à frente, 20 anos atrás, o idealismo do casal Valdírio e Norma Prisco, então prefeito e primeira-dama da cidade. Duas décadas depois, a cidade lembrou esta data?

Em 23 de junho de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: queda do ministério grego; redução do imposto sobre o café e o cacau na Inglaterra.

1996 – Maçonaria de Santo André inaugura monumento na praça pública em frente ao Mappin, em trabalho produzido pelo artista plástico A. Sarro.

1921 – Morre, no Rio de Janeiro, o jornalista e escritor Paulo Barreto, o João do Rio.

Dele falou a professora Marialva Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em entrevista ao O Globo, edição de 28-2-2015: “O João do Rio era um desses repórteres que transcreviam o cotidiano da cidade. É o primeiro momento de popularização dos jornais, resultado de um processo que começa com o fim da censura, em 1820, e aproveita todo o desenvolvimento tecnológico ocorrido ao longo do século 19, que permite a explosão das tiragens. Isso começa no Rio e depois será exportado para o resto do País.”

Entre os livros que João do Rio escreveu está <CF160>A alma encantadora das ruas</CF>, de 1908.

1941 – A família Faria Rodrigues chega a São Bernardo. De origem mineira, seus integrantes viveram no Interior de São Paulo e depois vieram para cá atraídos pelas obras de construção da Via Anchieta. O menino Geraldo Faria Rodrigues servia água aos trabalhadores. Anos depois seria eleito vereador, presidente da Câmara, vice-prefeito e prefeito de São Bernardo.

1976 – Tintas Coral anuncia construção de uma nova fábrica, no Polo Industrial de Sertãozinho, em Mauá.

2001 – Inaugurado o Poupatempo de São Bernardo.

Santos do Dia

- São José Cafasso (Itália, Asti, 1811 – 23-6-1860). Padre e confessor. Ouvia os criminosos que queriam se confessar e os consolava. Contemporâneo de João Bosco, a ele tudo doou para a continuidade de sua obra no ensino e orientação dos jovens. Declarado o patrono dos encarcerados e dos condenados a morte.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Edeltrudes

- Agripina

Diário há 30 anos

Domingo, 22 de junho de 1986 - ano 29, edição nº 6166

Economia – Bancos jogam duro com clientes; Banco Central promete reagir. Reportagem: Elianete Simões.

- O BC estuda medidas visando a coibir as exigências que instituições financeiras estão impondo aos clientes depois da reforma econômica, em especial para abertura e manutenção de contas correntes.

Celebração – Cofap, com unidades em Santo André e Mauá, organiza atividades comemorativas ao seu aniversário: 35 Anos em Boa Companhia.

Polícia – Aumentam os crimes cometidos por menores; São Bernardo se propõe a tirar os meninos da rua. Reportagem: Flavio Soares da Fonseca e Walter Venturini.

Hoje

- Dia Internacional das Aldeias SOS

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Jacupiranga. Instalado como município em 23-6-1928, quando se separa de Iguape.

- A região, cercada pelos primeiros contrafortes da Serra de Paranapiacaba, corresponde ao vale do Rio Jacupiranga, afluente do Ribeira de Iguape, com um curso de baixa altitude e extremamente sinuoso.

- A ligação com o Litoral de Iguape era feita com dificuldade com canoas, praticamente só abaixo da barra do Rio Capinzal, retardando o desenvolvimento da povoação.

- Em 12-6-1887 inaugurou-se a primeira linha de navegação a vapor, com a lancha Ondina, que fazia a ligação entre Iguape e a barra do Rio Capinzal, prosseguindo daí em diante com canoas.

Fonte: Prefeitura de Jacupiranga

Municípios Brasileiros

- Festejam aniversários neste dia 23 de junho: Babaçulândia (TO), Cristalândia (TO), Cristianópolis (GO), Esplanada (BA), Eusébio (CE), Farol (PR), Itapiúna (CE), Pium (TO) e Rio do Oeste (SC).

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;