Memória Titulo Memória
O prefeito Luiz Pinto Flaquer Júnior

Entre o Largo da Estátua e a Avenida Queiroz dos Santos...

Ademir Medici
21/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre o Largo da Estátua e a Avenida Queiroz dos Santos, a Rua Luiz Pinto Flaquer, importante via do Centro de Santo André. E agora temos a foto do filho do patrono da via – original pertence ao acervo de Clovis Sidney Thon.

Luiz Pinto Flaquer Júnior tinha o nome do pai. Era irmão do senador José Luiz Flaquer. Fez parte da primeira legislatura do antigo município de São Bernardo, eleita em 30-8-1892 e que tomou posse em 29 de setembro do mesmo ano.

As primeiras legislaturas eram formadas pelos seis vereadores eleitos. Após a posse, eram distribuídos os cargos do novo município, em eleições indiretas entre os vereadores, segundo a legislação de então. Coube a Luiz Pinto Flaquer Junior o cargo de intendente, correspondente ao prefeito dos dias atuais.

Luiz Pinto Flaquer Júnior foi intendente entre 1892 e 1895. Suas preocupações básicas voltavam-se ao saneamento do bairro da Estação, hoje Centro de Santo André.

Vítima de tuberculose, Luiz Pinto Flaquer Júnior morreu em 27-5-1897, aos 37 anos, sendo sepultado no Cemitério de São Bernardo, hoje Vila Euclides.

A FOTO

Luiz Pinto Flaquer Júnior é retratado em São Paulo, no estúdio de Henschel & Cia. Ele oferece seu retrato ao sogro Lucien Thon e filhos, com a data de 8-4-1893.

Sidney Thon conta que Luiz Pinto Flaquer Júnior era casado com Clara Thon, irmã do Homero Thon. Com a morte do marido, Clara casa-se com Secundino Domingues, com que teve três filhos: Domingues Junior, Mauricio e Neca.

Imigração japonesa

Fundação Pró-Memória de São Caetano, com a exposição virtual sobre a imigração japonesa ao município – Irashaimase (Bem-vindo) – oferece uma ideia interessante para que iniciativas semelhantes sejam tomadas em outras cidades. Vale visitar no site www.fpm.org.br.

Hoje continuamos a folhear o álbum dos japoneses em Santo André, retratos que também podem ganhar um site.

Diário há 30 anos

Sábado, 21 de junho de 1986 – ano 29, edição 6165

Manchete – Sunab divulga nova lista de preços

Ranking – Três empresas de abastecimento do ABC se posicionam entre as 50 maiores do gênero: Cooperhodia (14ª), Coopervolks (27ª) e Cerealista Oswaldo Cruz, de São Caetano (44ª). Fonte: pesquisa da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

Abastecimento – Carne congelada chega aos açougues da região.

Copa do México – Brasil faz jogo histórico hoje com a França: em campo, a essência do futebol.

São Bernardo – Prefeito Aron Galante diz que o Fórum do Município irá mesmo para a ETE Lauro Gomes.

Polícia – Outro taxista assassinado, agora no Ponto 5 da Praça Castelo Branco, em Diadema.

Em 21 de junho de...

1896 – Criado o Distrito de Paz de Ribeirão Pires, o segundo do município de São Bernardo, cuja instalação se deu em 1897.

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: grande manifestação pró-paz em Munique; a falta de víveres na Grécia; aeroplanos lançam bombas sobre Pádua e Vicenza.

1936 – Pela Primeira Divisão: São Caetano EC 1, Ordem e Progresso 0, gol de Damião.

- O São Caetano jogou com Manile, Jardino e Perrella; Spagnuolo, Paraná e Eduardo; Ricco, Damião, Guerreiro, Zeca e Fioroto. Na preliminar: 2 a 2.

- Cerâmica FC 2, CA Rhodia 1; mesmo placar da preliminar.

1938 – É fundado, em São Bernardo, o Vila Baeta Futebol Clube.

1966 – Randi, de Santo André, vence o Pinheiros e torna-se bicampeão paulista de voleibol masculino. Surge uma nova geração de craques: Eloy, Moreno, Décio, Jimmy...

Hoje

- Dia do Profissional de Mídia

- Dia do Intelectual

- Dia Internacional da Música

Santos do Dia

- São Luís Gonzaga (Itália, 9-3-1568 – 1591). Aos 14 anos venceu as resistências do pai, renunciou ao título a que tinha direito por descendência e à herança da família e entrou para o noviciado romano dos jesuítas. Passou a atender os doentes, principalmente durante as epidemias que atingiram Roma. Morreu aos 23 anos. Foi proclamado Padroeiro da Juventude.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Demétria

- Albano

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Analândia, Cedral e Iacri.

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversários neste dia 21 de junho: Crato (CE), Ilhota (SC), Imbituba (SC), Nova Veneza (SC), Ouro Branco (AL), Rio Fortuna (SC), Santa Cecília (SC) e São Pedro do Piauí.

Fonte: IBGE

- A povoação de Miranda elevou-se à categoria de vila em 16-12-1762, tendo sido instalada em 21-6-1764 como Vila Real do Crato, constituindo um dos mais importantes núcleos de povoamento na época colonial no interior do Nordeste. Foi tornada cidade pela Lei Provincial nº 628, de 17-10-1853.

Fonte: Prefeitura de Crato 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;