Setecidades Titulo Santo André
Grandes lotes. Recuos obrigatórios. Jardins
Ademir Medici
20/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Na primeira parte da Vila Homero Thon foram construídas 42 casas na Rua Guaianazes. Ali pontificou o time de futebol Capuava.

 

***
A área que hoje forma a Vila Homero Thon pertencia ao sogro de Homero Thon, da família Zumbhul, e chamava-se Vila Suíça – conforme o reclame (anúncio) ontem apresentado aqui em Memória. E um grande loteamento foi aberto em Santo André, em 1920.

 

Preocupação ambiental
Depoimento: Clovis Sidney Thon

Os terrenos vendidos, hoje seriam chácaras. Os menores lotes tinham 20 metros de frente por 50 metros de fundo, totalizando 1.000 metros quadrados.

Já naquela época, preocupada com a habitação, com a vida, com o meio ambiente, a família exigia, na venda, que constasse nos contratos que as construções deveriam ter, pelo menos de um lado – na Avenida Guaianazes, digamos – dez metros de jardim.

Na construção das casas deveria haver sempre um recúo obrigatório para as plantas. Numa dessas casas foi que eu vivi.

Circunstancialmente eu nasci em São Paulo. Mas fui registrado em Santo André, porque morava em Santo André. Aqui não havia parteira. Minha avó morava no Cambuci, onde havia mais parteiras. Então minha mãe foi dar à luz na casa da mãe. Mas eu estou aqui desde o registro de nascimento.

 

QUADRO FAMILIAR

- Lucien Thon casado com dona Ema

- Homero Thon, filho de Lucien, casado com Luiza Zumbhul

- Arthur, filho de Homero, casado com Valentina Berto

 

Nota
Quarenta anos atrás entrevistamos Arthur Thon para a série A história dos bairros, que o Diário publicou entre 1976 e 1979. É tempo, pois, de recuperar também a fala do pai do nosso personagem – subsídios importantes para a história regional. É o que faremos, proximamente.

 

Migração japonesa
No mês da imigração japonesa, imagens que chegam à Memória, do acervo de Flavio Nakaoka, de São Caetano; e Hanji Maki, de Santo André.

Visite a exposição virtual da Fundação Pró-Memória no site www.fpm.org.br.

 

 

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 20 de junho de 1986 – ano 29, edição nº 6164

Manchete – Sarney (presidente da República) pede rejeição da estabilidade no emprego, contrariando votação da Câmara dos Deputados

São Bernardo – Prefeito Aron Galante promete reformar a praça pública da igreja São José, em Vila Baeta Neves; outro pedido dos moradores: retornar o nome antigo da praça, São José, no lugar de Praça Cônego Lázaro Equini.

Diadema – Prefeito Gilson Menezes propõe a municipalização do sistema de transporte.

 

***
Em 20 de junho de...

1916 – A greve dos canteiros de Ribeirão Pires. Duarte & Aranha envia carta aos jornais informando que desde novembro de 1915 a firma arrendou suas pedreiras a Luiz Matheus, que passou a explorá-las por conta própria.

- Diz a carta que houve a contagem dos paralelepípedos produzidos, à frente dos canteiros, que concordaram com o número, mas recusaram-se a receber os valores propostos.

- Finaliza a carta: nesta emergência, o Sr. Matheus acaba de depositar em nossas mãos a importância necessária para o pagamento de todos os paralelepípedos prontos, assim como para o pagamento daqueles que forem terminados pelos canteiros que tenham serviço iniciado.

1976 – Igreja Metodista comemora o 23º aniversário do templo Mãos em Prece, localizado à Rua Dr. Flaquer, Centro de São Bernardo.
 

***
Hoje
- Dia Mundial do Refugiado

 

***
Municípios Brasileiros

- Aniversariam neste dia 20 de junho: Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Bandeirantes (Paraná), Bandeirantes (Mato Grosso do Sul), Casa Nova (Bahia), Jaramataia (Alagoas), Natividade (Rio de Janeiro), Peixe (Tocantins) e Vicentina (Mato Grosso do Sul).

Fonte: IBGE.

***

Santos do Dia

- Santa Florentina (Espanha, Cartagena – Écija, 612 ou 636). Três dos seus irmãos foram também canonizados: São Leandro, Santo Isidoro e São Fulgêncio. Ela tornou-se abadessa, destacando-se como diretora espiritual.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR

- Miquelina de Pesaro

- Silvério

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;