Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 30 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Por que não um Conselho Municipal?


Ademir Medici

19/06/2016 | 07:00


“Grande parte da Vila Homero Thon foi vendida para alemães. Os antigos de Santo André não conheciam como Vila Homero Thon. Conheciam como Vila Alemã, mesmo que o primeiro nome fosse Vila Suissa – com a grafia antiga dos dois ‘Ss’.”

Do depoimento gravado de Clovis Sidney Thon.

***
Em 126 anos de história municipal, iniciada em 1890 com a instalação do município de São Bernardo, o que mudou na vida política de Santo André? Muita coisa mudou, mas uma prática permanece: ignorar a experiência dos governantes que deixam o poder, os ex-governantes.

Em cidades norte-americanas, por exemplo, existem os conselhos municipais, integrados por antigos prefeitos, vereadores, juízes e promotores, sem distinção de partidos. Os conselhos são consultados. Seus integrantes nada recebem ($). Não têm poder de voto. Mas quantos ensinamentos conseguem transmitir.

E Santo André? E as demais municipalidades do Grande ABC? Por que não repensar um bocadinho o modo de governar, buscando os que já experimentaram o gosto do poder? É o caso de Clovis Sidney Thon, o mais antigo ex-prefeito vivo regional, semana passada apresentado aqui no Diário a os que porventura não o conheciam.

E quanta coisa Clovis Thon tem a nos passar. Memória abre espaço a ele, com este logotipo bolado por dois craques da Redação: o fotógrafo André Henriques e o infografista Agostinho Fratini. Sempre que virem o logo aqui em Memória saibam que boas – e verdadeiras – histórias ilustradas virão.

***
Migração japonesa

O Grande ABC une-se a outras comunidades e festeja o mês da imigração japonesa, com solenidades em vários municípios.

Uma exposição virtual, denominada Irashaimase (bem-vindo), conta a história dos japoneses em São Caetano. Está no site www.fpm.org.br.

***
Diário há 30 anos
Quinta-feira, 19 de junho de 1986 – ano 29, edição nº 6163

Manchete – Câmara dos Deputados aprova projeto de estabilidade; passa a ser proibida a dispensa emotivada do trabalhador

São Bernardo – Câmara aprova convênio entre Estado e município visando a construção do novo Fórum em qualquer área pertencente ao governo estadual.

Diadema – Prefeitura regulariza o nome de logradouros públicos: em 1985, 660 das 1.100 ruas receberam placas de denominação.

***
Em 19 de junho de...

1886 – O lavrador Francisco Antonio Mariano de Barros, o empregado público José Flavio Bonilha e o médico José Luiz Flaquer têm os nomes apresentados como candidatos ao Juizado de Paz de São Bernardo pela Comissão Municipal Republicana de São Paulo. A União Conservadora e o Partido Conservador não apresentaram candidatos para a Freguesia de São Bernardo.

***
Hoje
- Dia do Migrante

***
Santos do Dia
- São Romualdo (Itália, Ravena, 956 – Fabriano, 19-6-1027. Beneditino, depois eremita. Fundador de vários conventos. Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR

- Gervásio

- Juliana Falconieri
 

***
Município Paulista

-Hoje é o aniversário de Ribeirão Preto. Elevado a município em 1871, quando se separa de São Simão.
A região onde hoje encontramos Ribeirão Preto, São Simão, Batatais e Cajuru foi habitada originalmente pelos índios Caiapós, tribo indígena que pertencia ao grupo linguístico Jê (chamados de Tapuias pelos índios Tupis do litoral).
O nome Ribeirão Preto provém de um rio com essa denominação que corta a cidade, a exemplo do quase homônimo Ribeirão Pires.
Fonte: Ribeirão Preto: da Figueira a Barra do Retiro, de José Antônio Lages.

 

***
Municípios Brasileiros

- Aniversariam neste dia 19 de junho: Amargosa (Bahia), Bacurituba (Maranhão), Bequimão (Maranhão), Capela do Alto Alegre (Bahia), Governador Luiz Rocha (Maranhão), Nova Brasilândia D’Oeste (Rondônia), Parnaguá (Piauí) e Tufilândia (Maranhão).
Fonte: IBGE

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;