Setecidades Titulo Tragédia
Corpo de vítima de soterramento foi removido após 22 horas

Vanda Maria Martins Domiciano não resistiu à queda de laje de igreja evangélica em Diadema

Nelson Donato
Do Diário do Grande ABC
17/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Após 22 horas de buscas ininterruptas, as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros retiraram, por volta das 14h de ontem, o corpo de Vanda Maria Martins Domiciano, 54 anos, dos escombros da igreja Assembleia de Deus Madureira – Campo do Taboão, que desabou na tarde de terça-feira, no Eldorado, em Diadema. A vítima, encontrada sem vida, será enterrada hoje pela manhã no Cemitério Jardim Vale da Paz, no mesmo bairro.

As outras duas vítimas do soterramento, Anderson Thiago Peres da Silva, 23, e Ezequiel Mathias da Silva, 44, foram resgatados ainda com vida e conscientes por volta das 3h de ontem e encaminhados para o Hospital das Clínicas, na Capital, e para o Hospital Mário Covas, em Santo André, respectivamente, onde seguem internados em estado grave, porém estável.

A operação, na manhã de ontem, contou com 50 bombeiros e quatro cães farejadores, conforme o tenente-coronel do 8º GB (Grupamento de Bombeiros) Roberto Nauhmeirf Filho. O corpo de Vanda foi encontrado embaixo de uma das vigas que davam sustentação ao prédio por volta das 11h40. Por conta da dificuldade de acesso ao local, a remoção demorou mais de duas horas e foi concluída às 14h. Toda a operação foi acompanhada pelos três filhos da fiél e pela nora, Erika da Silva Bernardo. Abalados, os familiares preferiram não conceder entrevista.

MULHER DE FÉ

Mãe exemplar, disposta a ajudar o próximo e mulher de fé. É assim que a companheira de cultos de Vanda, a dona de casa Elisabet Augusta Kanuta, 53, define a vítima da tragédia. “Era uma pessoa muito boa. Atuava em prol da igreja e daqueles que buscavam a palavra do senhor. Essa tragédia mexeu com todos nós. Confesso que, quando observei o início das obras, fiquei com medo e deixei de frequentar a igreja, pois pressenti que algo de ruim poderia acontecer.”

As obras citadas por Elisabet referem-se à movimentação de terra feita na garagem do templo religioso em virtude da reforma do espaço. Conforme a Prefeitura, os trabalhos estavam irregulares, tendo em vista que não tinha alvará de aprovação e execução.

O prefeito Lauro Michels (PV) disse que fiscais da Defesa Civil notificaram a igreja na segunda-feira, ao constatarem trabalhadores executando serviços de remoção de terra no local durante vistoria de rotina. Na quarta-feira, a informação fornecida pela secretária de Assistência Social e Cidadania e chefe de Gabinete, Regina Gonçalves, era de que a visita havia sido realizada após denúncia de moradores. “A igreja tinha prazo de 24 horas para apresentar os alvarás (da obra), mas até agora nada nos foi mostrado.”

Familiares de homens resgatados consideram episódio ‘livramento de Deus’

Após 12 horas de angústia, familiares do segurança desempregado Anderson Thiago Peres da Silva, 23 anos, e do pintor Ezequiel Mathias da Silva, 44, finalmente respiraram aliviados. Para familiares dos sobreviventes de soterramento após queda de laje da igreja Assembleia de Deus Madureira – campo do Taboão, o resultado da tragédia é “livramento de Deus”.

“Tenho em mente que ele precisava passar por essa experiência mais próxima com Deus. No fundo, foi livramento. Isso irá fortalecer ele”, considera a auxiliar administrativo Jucileide Mathias da Silva, 36, mulher de Ezequiel. A também frequentadora do culto, mas que não estava no local no momento do acidente, conversou com o marido antes de ele passar por cirurgia no baço na tarde de ontem. “Ele disse que estava bem e quis saber como estávamos.”

O segurança Maick Peres Thiago, 21, irmão de Anderson, compartilha do sentimento de alívio. “No fundo, tudo deu certo e todos da família estão bem.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;