Setecidades Titulo História
Guerrilheiras invadem Santo André
Ademir Medici
27/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


CRÔNICAS. Livro de Iracema M. Régis, de Mauá. Mauá que tem a Toca Filosófica. De onde intelectuais como ela Aristides Theodoro constroem um universo que envolve – para falar de Grande ABC – outros escritores que se encontram em São Caetano, periodicamente. A cada encontro, uma foto. São tantos que quase não cabem na imagem documentada.

Pois Iracema documenta neste novo trabalho, com graça, coisas nossas, regionais, daqui e do Nordeste. São verdadeiros recados para o futuro. No presente livro, crônicas dispersas publicadas na imprensa de Mauá que se juntam para sempre nessas páginas da Editora Costelas Felinas.

Por exemplo: quem se lembra das agências do Banco da Bahia: “Os caixas sorriem e dão bom dia ou boa tarde à clientela, tratando-a como gente. Noutro dia uma nova caixa aprendia o serviço com total lentidão; o veterano que a ensinava – um moreno quarentão, de vasta barba salpicada de branco e sem uma ruga sequer – não demonstrava qualquer irritação, ao contrário, sentado comodamente, parecia ter menos pressa do que sua aprendiz.”

Escreve bem a Iracema, né? Contato: iracemamendese2011@bol.com.br.

 

TEMÁTICA. A mais gostosa revista dos editores Cláudia Brino & Vieira Vivo: Cabeça Ativa. A cada trimestre, um tema. No atual, AMOR. Um apanhado de frases, versos, colocações, criações, de muita gente boa.

Amar-te assim na terra como em marte (Dinovaldo Gilioli).

Amor eu sinto. Se explico, minto (Edival Perrini).

Para curar um amor platônico só uma trepada homérica (Eduardo Kac).

Amo-te assim, como se fosse notícia de última hora (Cláudia Brino).

Se tenho que morrer que o último suspiro seja de êxtase nos braços do amado (Mahelen Madureira).

Amor é primo da morte e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor (Carlos Drummond de Andrade).

NOTA – Você pode assinar “Cabeça ativa”. É baratinho. E ainda ganha um livro, amor de publicação. Contato: cacbvv@gmail.com.

 

POESIA. E lá vem o andreense Zhô Berholini com seus eco-poemas, fazendo graça, fazendo pensar. Instantaneamente. Sempre simples – e profundo.

O infinito nada poderá contra mim porque de mim quer tudo (Vinicius de Moraes).

A bic corre solta no branco da página, a mão não imagina o que a mente apronta (do próprio Zhô).

Penso, tento, invento e arrisco; nenhum verso nasce pronto, às vezes não passa de rabisco (idem).

Quer falar com o Zhô? Escreva: acigarra@ig.com.br.

 

Realiza-se, na próxima semana, dias 2, 3 e 4, um seminário internacional em Santo André que trará mulheres que atuaram na América Latina e Caribe entre as décadas de 1960 e 1980. Os organizadores – do Instituto Centro de Memória & Atualidades – as chamam de ex-guerrilheiras, naturais da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Uruguai. Também virão mulheres de movimentos sociais e indígenas de Honduras e do Peru.

Serão várias palestras, em sindicatos, na Fundação Santo André e no Teatro Municipal, com direito a entrevista coletiva e show musical. Na pauta, onde vivem aquelas mulheres? O que fazem hoje? Qual era a relação delas com os companheiros homens? Como essas mulheres conciliavam a criação de filhos com a luta de resistência? Quantas foram mortas? Como elas analisam seu papel histórico? Valeu a pena?

Mulheres que não titubearam em pegar em armas, dando a cara para bater diante de tiranias e ditaduras. Inscrições e programação completa: www.mulheresnaosilenciadas.org.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 27 de maio de 1986 - ano 29, nº 6143

Manchete – Renda familiar cresce 157% no Grande ABC.

São Caetano – Pagamento do Buracão da Cerâmica abala finanças da Prefeitura.

São Bernardo – Apreendida carne ilegal na Vila Baeta.

Primeira divisão – Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 1, XV Piracicaba 0, gol do Gaucho no início do returno do Campeonato Paulista.

Óbito – Em São Paulo morre Flavio Cavalcanti, 63 anos, apresentador da TV-S.

 

Em 27 de maio de...

1911 – O prefeito Alfredo Flaquer pede a criação de uma agência de recebedoria da Prefeitura de São Bernardo no Distrito de Santo André, para o recebimento dos impostos municipais.

1916 – A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: os submarinos nas águas espanholas; o entusiasmo das tropas portuguesas.

1976 – O prefeito Walter Braido nomeia o padre Olavo Paes de Barros Filho para presidir a Comissão de Festejos do Aniversário de São Caetano.

 

Hoje

Dia do Profissional Liberal

Dia Nacional da Mata Atlântica

 

Santos do Dia

Santo Agostinho de Cantuária. Monge beneditino. Viveu no século VI. Juntamente com 40 monges, no ano 597 São Gregório Magno enviou-os como missionários à Inglaterra. Chegou a arcebispo primaz da Inglaterra e consolidou o cristianismo no País, onde morreu.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR.

 

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Caracaraí (RR), Corumbataí do Sul (PR), Guarani das Missões (RS), Tabira (PE) e Tubarão (SC).

Fonte: IBGE

 

Tubarão, em Santa Catarina, foi elevado a município em 27-5-1870, quando se separa de Laguna.

Tubarão também é conhecida como Cidade Azul. Foi o escritor, político e jornalista catarinense Virgílio Várzea que, encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas azuladas no entorno, atribuiu o dístico à cidade: “o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul...”.

Fonte: Prefeitura de Tubarão




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;