Política Titulo SÃO BERNARDO
Manobra do governo trava abertura da CPI do Imasf

Opositor, Pery Cartola consegue assinaturas para apuração, mas base de Luiz Marinho breca sessão

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A base de sustentação do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), na Câmara orquestrou ontem manobra para impedir a abertura da CPI do Imasf (Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo). Após quase um ano do pedido de instauração feito pelo oposicionista Pery Cartola (PSDB), a investigação recebeu ontem 15 assinaturas necessárias para ingressar na pauta. Além dos oito vereadores que compõem a bancada de oposição, rubricaram a solicitação Fábio Landi (PSB), Rafael Demarchi (PRB), Índio (PR), Martins Martins (PHS), José Walter Tavares (PHS), Antônio Cabrera (PSB) e Mauro Miaguti (DEM).

Diante da minoria, a base de Marinho passou a esvaziar o plenário, permitindo que o presidente da Câmara e também governista, José Luís Ferrarezi (PT), solicitasse sucessivas suspensões dos trabalhos.

Irritado, Pery reclamou do comportamento dos demais parlamentares. “O que ocorreu hoje (ontem) foi um manobra porque perceberam derrota. Porém, o que está em jogo não é a questão política e sim a condição de autarquia que vem se desgastando e prejudicando a vida dos servidores. Eu posso falar porque sou conveniado do Imasf e posso constatar os problemas”, criticou Pery, que na próxima semana terá de fazer o mesmo rito para tentar novamente abertura de CPI.

O Imasf gerencia assistência médica dos 20 mil servidores públicos e desde 2014 vem apresentando sucessivos problemas administrativos e financeiros. No ano passado, diante da crise e pressão dos servidores, Marinho elaborou projeto de lei modificando a nomeação da coordenação executiva. Assim, o presidente Valdir Miraglia foi destituído da função, sendo substituído por Glória Kono, da confiança do prefeito.

“Mesmo com essas mudanças feitas pelo governo do PT nada foi melhorado. Toda sessão vemos servidores reclamando dos serviços do Imasf. Vou persistir até que a CPI seja aprovada”, acrescentou Pery. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;