Internacional Titulo
Explosao em Londres deixa 3 mortos e mais de 80 feridos
Por Do Diário do Grande ABC
01/05/1999 | 15:33
Compartilhar notícia


Três pessoas morreram e pelo menos 80 ficaram feridas em uma explosao que ocorreu na sexta-feira à tarde no turístico bairro de Soho, no centro de Londres. A terceira pessoa a morrer nao resistiu aos ferimentos na tarde deste sábado.

Segundo as primeiras testemunhas, a explosao ocorreu às 17h37 locais (14h37 Brasília) em Old Compton Street, na entrada do pub Admiral Duncan, frequentado pela comunidade homossexual.

``A explosao foi muito violenta. A bomba estava na entrada de um bar gay. Toda a fachada do pub voou em pedaços. Os corpos estavam na rua', disse o dono de outro bar gay da vizinhança.

Os bombeiros descobriram fragmentos de uma bomba no local, confirmando as suspeitas de um atentado.

No momento da explosao, este bairro turístico de Londres estava repleto de transeuntes, que aproveitavam o bom tempo para passear, pouco antes de começar um longo fim de semana.

Dois atentados racistas ocorreram em Londres nas duas últimas semanas, provocando mais de quarenta feridos.

O primeiro deixou um saldo de 39 feridos no bairro afro-caribenho de Brixton e o segundo, semana passada, seis feridos em Brick Lane, um bairro da comunidade bengalesa.

A comunidade gay também foi alertada. Inclusive uma de suas publicaçoes, The Pink Paper, havia pedido aos homossexuais que redobrassem sua vigilância. Medidas particulares de segurança foram tomadas nos bairros gays de Brighton e Manchester.

Autoria - Um grupo nazista, os ``lobos brancos', reivindicou na noite de sexta a autoria do atentado. Um homem telefonou à emissora local da BBC e reivindicou o atentado, que provocou a morte de duas pessoas e feriu mais 73, informou o chefe da polícia de Londres, Paul Condon.

Os Lobos Brancos, nome de uma unidade a serviço do líder nazista Adolf Hitler, nasceu da cisao de outro grupo de extrema-direita chamado Combate 18. Trata-se, junto com Combate 18, de um dos grupos que tem reivindicado vários atentados cometidos nas últimas semanas na Gra-Bretanha.

Quase desonhecidos há pouco tempo, os ``lobos brancos' enviaram na semana passada um comunicado, antes de um atentado cometido em Brixton no último dia 17, no qual intimavam os que nao fossem brancos e os judeus a abandonarem definitivamente as ilhas britânicas em um ano, já que corriam o risco de serem exterminados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;