Memória Titulo Escravos. A capela. E o senador...
Escravos. A capela. E o senador...
Ademir Medici
04/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Escravos. A capela. E o senador...

 

“E junto da Capela de Santa Cruz já havia o cemitério homônimo.”

 

Cf. Wanderley dos Santos, in Aspectos Históricos, Geográficos e Estatísticos do Município de Rio Grande da Serra, s/d, trabalho inédito.

 

***

“Conforme tradição local, possivelmente em sinal de agradecimento, os ex-escravos construíram com pedras da própria localidade uma nova igreja, no lugar da orada, e que lá ainda se encontra, com sua típica torre com aspecto de flor, encimada, respectivamente, por um globo, um galo e uma cruz.”

Idem. Wanderley informa que a maior glória do senador Flaquer foi ter conseguido libertar os escravos da Freguesia de São Bernardo nove anos antes da Lei Áurea.

 

***

E chegamos a 2016. A capela citada por Wanderley dos Santos foi restaurada. Recebeu os mesmos equipamentos citados pelo autor, graças ao zelo da historiadora Gisela Leonor Saar, que os guardou em casa depois que a capela foi parcialmente destruída.

Quanto ao Cemitério de Santa Cruz, este não existe mais, centralizando-se os sepultamentos há mais de 40 anos no que podemos chamar de Cemitério Novo de Rio Grande da Serra, o Cemitério São Sebastião.

Folheamos com Alexandre Ferrari, o administrador do Cemitério de São Sebastião, o livro mais antigo preservado, e aberto em 1948. Tempo ainda do cemitério antigo. E vamos anotando...

 

***

Cemitério Santa Cruz

 

- Quando este livro foi aberto, em 3-1-1948, o Cemitério Santa Cruz aparece registrado como Cemitério de Rio Grande, do município de Santo André.

- Em 2-12-1954 era sepultada Maria Monteiro Moreira, hoje nome de rua na Vila Lopes – sepultamento número 155.

- Quando do sepultamento número 156, de 19-1-1955, de Toyo Fukumoto, casada, nascida em Hiroshima, no Japão, o cemitério passava a pertencer ao novo município de Ribeirão Pires, separado de Santo André.

- O sepultamento número 505, de Maria José Farias, realizado em 19-5-1965, ocorre logo após a instalação do novo município de Rio Grande da Serra, que se separa de Ribeirão Pires.

- O sepultamento número 1.192, de um natimorto, em 26-12-1974, é o último registrado no Cemitério Santa Cruz.

- Começava a formação do atual Cemitério São Sebastião, que levaria alguns anos mais para receber este nome, como se verá.

 

***

Diário há 30 anos

 

Domingo, 4 de maio de 1986 - ano 28, nº 6124

Rio Grande da Serra A comemoração dos 22 anos da emancipação político-administrativa do município, com desfile. A cidade, em seus 33 quilômetros quadrados, possuía uma população de 35 mil habitantes.

Grande ABC Transferência do ICM para a região cresce 10% em um mês.

Economia – Acertos e surpresas na regulamentação do pacote do presidente Sarney. Reportagem: Elianete Simões.

São Bernardo – A cidade inicia experiência de agricultura natural. Reportagem: Flávio Soares da Fonseca.

 

***

 

1916 – Secretaria de Justiça do Estado manda proibir as corridas de touro em Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: o vapor brasileiro Rio Branco foi posto ontem a pique em águas da Inglaterra. A tripulação se salvou e desembarcou em Blyth, no condado de Nort Humberland.

1926 – Dirceu Vieira de Souza nasce em Araraquara. Exerceu vários cargos na Prefeitura de Santo André, inclusive em nível de secretariado.

1956 – Criada a Junta do Trabalho de São Caetano, a segunda do Grande ABC.

  • Os Inconquistáveis, com Gary Cooper e Paulette Goddard, entra em cartaz no Cine-Teatro Carlos Gomes, em Santo André.

 

Santos do Dia

- São Floriano é padroeiro dos bombeiros. Nas imagens aparece sempre fardado como os antigos generais romanos. Segura em suas mãos calejadas uma espécie de cântaro que deixa cair água sobre as habitações incendiadas. É também o padroeiro da Polônia.

- Gregório de Venucchio

- Pelágia
Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CssR

 

***
Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Belterra (Pará), Estância (Sergipe), General Câmara (Rio Grande do Sul), Glorinha (Rio Grande do Sul), Inocência (Mato Grosso da Sul) e Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco). O povoado de Jaboatão de Guararapes foi criado em 1593. Em 1873 passou a vila e, e 1884, elevado à categoria de cidade, separando-se de Olinda.

É em Jaboatão dos Guararapes que está localizada a igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565. Ali é realizada a Festa da Pitomba, uma fruta regional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;