Esportes Titulo
Wada suspende credenciamento de laboratório antidoping da África do Sul
Por
03/05/2016 | 13:39
Compartilhar notícia


A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira a suspensão do credenciamento do laboratório antidoping da África do Sul. Se trata do único laboratório para testes do continente africano a possuir a acreditação da Wada, que recentemente suspendeu vários outros por todo o mundo.

O laboratório sul-africano não estará apto a analisar as amostras de antidoping por cinco meses, até 30 de setembro, por não cumprir as normas da Wada. A agência vai realizar visitas de inspeção durante o período de suspensão para garantir que melhorias sejam feitas.

Muitos outros países africanos, incluindo o Quênia e a Etiópia, dominantes nas provas de longa distância do atletismo, enviam as amostras dos testes para a avaliação da presença de substâncias proibidas para o laboratório na cidade de Bloemfontein. Eles agora terão de usar outros laboratórios.

O laboratório sul-africano declarou anteriormente que iria reformar suas instalações por seis meses a partir do início de abril, e iria enviar algumas amostras para Doha, no Catar, para serem testadas, durante esse período. O laboratório, que é baseado na Universidade do Estado Livre, em Bloemfontein, disse que iria enviar amostras de urina para o Catar, mas ainda poderia analisar amostras de sangue.

Nesta terça-feira, porém, a Wada o suspendeu de analisar qualquer amostra, tornando o laboratório de Bloemfontein o último a perder a sua acreditação. Recentemente, a agência suspendeu os credenciamentos de laboratórios em Pequim e Lisboa, e revogou a acreditação do laboratório de Moscou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;