Política Titulo
STF cancelará mais de 10 mil ações de improbidade
Do Diário OnLine
Com Agências
14/01/2006 | 18:04
Compartilhar notícia


O STF (Supremo Tribunal Federal) pode cancelar, até março, mais de 10 mil ações e inquéritos abertos contra gestores públicos pela prática de improbidade administrativa. Entre os processos que devem ser anulados estão aqueles em que os ex-prefeitos de São Paulo Paulo Maluf e Celso Pitta figuram como réus.

A anulação será causada pelo julgamento de um recurso impetrado pelo governo Fernando Henrique Cardoso, contra decisão da Justiça Federal de Brasília, que condenou o ex-ministro Ronaldo Sardenberg (Ciência e Tecnologia) pelo uso de jatos da FAB (Força Aérea Brasileira) em viagens de turismo.

A decisão do STF, que anulou a sentença contra Sardenberg, já está tomada, por maioria de votos. Ela vai beneficiar todas as autoridades federais, estaduais e municipais enquadradas por violações à Lei da Improbidade Administrativa, de 1992.

No recurso acatado pelo STF, o governo sustenta que a lei de improbidade, invocada para condenar Sardenberg, não pode ser aplicada contra “agentes políticos”. Estes só poderiam ser julgados por “crime de responsabilidade”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;