Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 27 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Começa contagem regressiva para o Oscar 2002


Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC

12/01/2002 | 15:38


Foi iniciada a contagem regressiva para a entrega do primeiro grande prêmio do cinema mundial de 2002. No próximo domingo, serão entregues as estatuetas do Globo de Ouro que, em sua 59ª edição, ocupa o posto de segundo mais importante dos Estados Unidos – perdendo somente para o Oscar.

Este ano o Globo de Ouro tem um sabor especial para os brasileiros. O nacional Abril Despedaçado, dirigido por Walter Salles Jr., o mesmo de Central do Brasil (1998), foi indicado na categoria melhor filme estrangeiro. O páreo será duro, já que o filme de Waltinho enfrenta títulos como o mexicano E Sua Mãe Também, de Alfonso Cuarón, grande favorito (veja texto abaixo).

A lista de indicados a melhor filme dramático é encabeçada pelo épico O Senhor dos Anéis, uma adaptação do neozelandês Peter Jackson para a obra de J.R.R. Tolkien. Os outros concorrentes são A Beautiful Mind, In the Bedroom, The Man Who Wasn’t There e Mulholland Drive, todos ainda inéditos por aqui.

Já os pré-selecionados a melhor filme musical ou cômico são Shrek, a animação da Dreamworks que desbancou qualquer chance de Monstros S.A., da Disney; O Diário de Bridget Jones, outra adaptação de best-seller; Legalmente Loira, uma sátira à figura da loira burra; Moulin Rouge, o musical de visual barroco do australiano Baz Luhrmann; e o ainda inédito no Brasil Gosford Park, o novo do veterano Robert Altman.

Para o prêmio de melhor atriz dramática, a atenção recai sobre Nicole Kidman por seu papel em Os Outros. Halle Berry concorre com Monster’s Ball; Judi Dench, com Iris; Sissy Spacek, com In the Bedroom; e Tilda Swinton, com The Deep End. No mesmo gênero, os atores que brigam pelo Globo de Ouro são Russell Crowe (A Beautiful Mind); Will Smith (Ali); Kevin Spacey (The Shipping News); Billy Bob Thornton (The Man Who Wasn’t There); e Denzel Washington (Training Day).

Na categoria melhor atriz/musical ou comédia, Nicole faz dobradinha com Moulin Rouge; Thora Birch concorre por Ghost World; a australiana Cate Blanchet, por Vida Bandida; e Renée Zellweger, por O Diário de Bridget Jones. Para melhor ator do mesmo gênero, os indicados são Gene Hackman (The Royal Tenenbaums), Hugh Jackman (Kate & Leopold), Ewan McGregor (Moulin Rouge), John Cameron Mitchel (Hedwig – Rock, Amor e Traição) e Billy Bob Thornton (Vida Bandida).

Na categoria melhor diretor, entraram na briga Robert Altman (Gosford Park), Ron Howard (A Beautiful Mind), Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), Baz Luhrmann (Moulin Rouge), David Lynch ( Mulholland Drive) e Steven Spielberg (A.I. – Inteligência Artificial).

Mesmo favorito, O Senhor dos Anéis não é unanimidade. Pelo menos foi o que aconteceu no prêmio concedido pelo American Film Institute na semana passada. Recém-criada para servir de preparação para o Oscar, a cerimônia premiou atores de produções menores: Sissy Spacek (In the Bedroom) e Denzel Washington (Training Day). A melhor direção ficou para Robert Altman (Gosford Park) e O Senhor dos Anéis ficou apenas com uma estatueta – a de melhor filme.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;