Economia Titulo
Sebrae capacita escolas particulares do Grande ABC
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
25/06/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


O Sebrae-SP vai capacitar escolas particulares a fim de proporcionar melhoria no desempenho financeiro e capacitar seus profissionais. Em parceria com o Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo) e a Aesp-ABC (Associação das Escolas Particulares do ABC) serão realizados diagnósticos dos estabelecimentos privados de ensino da região.

A primeira ação do projeto será um evento aberto a às escolas particulares do Grande ABC na quarta-feira, dia 30. As inscrições, gratuitas, se encerram hoje. Para participar, um representante da instituição privada deve entrar em contato com Yvone (4996-1838 ou yvone@aespabc.com.br) ou Melissa (4437-1008 ou sieespabc@uol.com.br).

A proposta é transformar a escola particular em um negócio sustentável a partir de sua gestão, aumentando o faturamento em 9,5% e ampliando em 5% as renovações de matrículas, buscando a fidelização do aluno. Tudo isso até dezembro do ano que vem.

Com o foco na gestão por excelência, espera-se reduzir a um mínimo de 2% a inadimplência média, um dos maiores problemas enfrentados pelo setor.

Segundo a gerente do escritório regional do Grande ABC, Josephina Irene Cardelli, muitas das instituições de ensino não têm problemas com a didática e o conteúdo, mas pecam na gestão empresarial. "Existe muita dúvida em torno da formação de preço e de fluxo de caixa. Por isso, vamos proporcionar às escolas mais conhecimento em ferramentas de gestão", afirma.

Na prática, serão realizados treinamentos e capacitações em gestão e planejamento estratégico, plano de negócios para gestores e mantenedores e missões de aprimoramento pedagógico em outras instituições de ensino.

Até o momento, 50 estabelecimentos aderiram ao programa. No entanto, existem 420 escolas particulares no Grande ABC. "Quanto maior a participação, melhores serão os resultados e mais rápido eles serão alcançados. Isso porque algumas compras poderão ser feitas em conjunto, como papel e outros suprimentos, reduzindo assim os custos e obtendo prazo maior de pagamento", exemplifica Josephina.

A ideia, pioneira, partiu do sindicato e da associação das escolas particulares da região. O objetivo é que o programa seja levado pelo Sebrae-SP a outras cidades no Estado de São Paulo.

Na quarta-feira o encontro será realizado na sede do Sieesp (Rua Coronel Fernando Prestes, 39, Centro, Santo André) às 9h. Os presentes colocarão suas dificuldades e o Sebrae-SP, apresentará algumas propostas. Haverá também palestra inaugural com Christian Coelho, diretor de planejamento da Rabbit Partnership, com o tema Análise Diagnóstica da sua Escola.

Após o diagnóstico, serão mapeadas ações específicas a serem aplicadas durante todo o segundo semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;