Economia Titulo
Petrobras anuncia descoberta de dez áreas de petróleo
Por Da AFP
23/07/2003 | 09:29
Compartilhar notícia


A Petrobras e seus parceiros anunciaram a descoberta de dez novas áreas de petróleo e gás natural nas primeiras semanas de julho, informou a Agência Nacional de Petróleo (ANP) na terça-feira. O número é 66% superior ao do mês anterior e inferior apenas ao de fevereiro passado, quando foram encontrados 12 novos poços.

"O alto volume de descobertas era esperado devido à intensa atividade exploratória no mês que antecede a devolução de 22 áreas concedidas pela ANP à estatal antes do fim do monopólio do Estado" (1997), disse um porta-voz da agência.

Em duas semanas, a Petrobras e seus parceiros terão de definir com quais áreas pretendem ficar para produzir petróleo.

Em seis dessas áreas, a estatal petroleira tem parceria com a anglo-holandesa Shell, as americanas Chevron e Texaco e a francesa Total.

O anúncio da Petrobras não diz se as áreas são viáveis comercialmente. Primeiro, é preciso definir o volume e a viabilidade econômica de cada uma delas, explicou o funcionário da agência reguladora da exploração de petróleo no país.

No entanto, analistas apostam no bloco BC-50, na Bacia de Campos, onde a empresa vem fazendo grandes descobertas. Campos é responsável por 80% da produção nacional de petróleo.

Além disso, na Bacia de Santos foram feitas cinco descobertas e no litoral do Espírito Santo a Petrobras encontrou duas importantes áreas, cujas reservas ainda estão sendo avaliadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;