Esportes Titulo
Líder, São Paulo aposta
no talento do meia Lucas
Nelson Cilo
do Diário do Grande ABC
19/06/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


Os elogios de Paulo César Carpegiani só reforçam o status de insubstituível atribuído ao garoto Lucas, que se despede hoje do líder e invicto São Paulo contra o Ceará, às 16h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, para depois defender a Seleção Brasileira na Copa América. O técnico reconhece que o principal talento do novo sistema ofensivo (baseado no 4-4-2) fará muita falta ao time até o encerramento do torneio continental.

Invariavelmente acostumado a brecar os confetes, Carpegiani abre compreensíveis exceções ao diferenciado meia. Segundo ele, não apenas pela indiscutível criatividade ao se movimentar para todos os lados, mas pelo estilo combativo que também passou a caracterizá-lo.

Na opinião de Carpegiani, seria desnecessário lembrar aos torcedores que as características de Lucas o colocam no bloco das maiores estrelas do futebol internacional. Portanto, ele não se refere unicamente ao cenário nacional ao analisar os limites do supervalorizado craque.

Carpegiani recorre a exemplos bem diretos ao comprovar que Lucas é indispensável ao São Paulo. Ele assume que a equipe encara dificuldades redobradas na ausência da joia que já se nivela ao santista Neymar nos lances mais decisivos ou nas jogadas individuais.

 

ASCENSÃO - Além de Lucas (no grupo de Mano Menezes), Carpegiani parece realista diante da certeza de logo ficar sem outros nomes da base incluídos na pré-lista de Ney Franco para o Mundial Sub-20: o zagueiro Bruno Uvini e o volante Casemiro, além dos atacantes Willian José e Henrique. A permanência do versátil Welligton, 20 anos, que atua no quadrado, poderá aliviar os futuros desfalques.

Apesar de tudo, ele não reclama nem de Mano nem de Franco ao prever que os convocados voltarão possivelmente mais experientes para fortalecer o elenco no segundo semestre.

 

Luiz Eduardo e Xandão resolvem problemas da zaga

Pelo menos na visão de Paulo César Carpegiani ou mesmo da cúpula tricolor,Alex Dias não deixou nenhuma ponta de saudade no clube. Afinal, as opções do técnico agradaram nas primeiras rodadas que levaram o time à liderança do Campeonato Brasileiro. Aparentemente, o comandante aposentou o 3-5-2.

Atualmente, uma das apostas para o setor defensivo é a dupla Luiz Eduardo e Xandão. O primeiro é uma das principais revelações da escolinha. O técnico não poupa elogios ao garoto que atua na base da naturalidade. É como se o menino já estivesse acostumado às frequentes cobranças da exigente torcida são-paulina.

"Se escalo é porque tenho confiança no menino e nos demais novatos", discursa o treinador, que adaptou os laterais Jean e Juan ao atual esquema.

 

Rogério Ceni vira contraste no renovado elenco do São Paulo

Apesar da badalação de Carpegiani e dos torcedores do São Paulo à boa fase de Lucas e dos outros meninos revelados na escolinha tricolor, persiste a unanimidade quanto à indiscutível importância de Rogério Ceni como ponto de referência do equilíbrio do time na temporada.

O goleiro artilheiro (chegou aos 100 gols novamente comemorados em DVD, lançado na quarta-feira) serve de contraste ao plano de renovação agora colocado em prática pelo comandante. Detalhe: tudo sob o aval do presidente Juvenal Juvêncio e demais dirigentes do futebol, que cobram novos tempos no trabalho de quem quase caiu na Copa do Brasil A derrota para o Avaí provocou vendavais no ambiente.

 

DESFALQUES - O atacante Dagoberto sentiu dores abdominais no treino de ontem e foi vetado pelo departamento médico do São Paulo para a partida contra o Ceará.

O treinador confirmou o substituto: vai escalar o garoto Henrique na função. Carpegiani conversou com o atacante por alguns minutos no campo e deu orientações de posicionamento.

Henrique, um dos jogadores que fazem parte da pré-lista do treinador Ney Franco para o Campeonato Mundial Sub-20, quer aproveitar a chance. "Estou preparado e pronto para defender o São Paulo", afirmou.

O treinador são-paulino tem problemas também para formar o banco de reservas. O atacante Willian José (tornozelo esquerdo), o meia Ilsinho (tornozelo direito), e lateral-esquerdo Henrique Miranda (coxa direita) foram vetados pelo médico do Tricolor e e também não vão para Fortaleza.

 

Vágner Mancini assume a retranca do Ceará

É como se o Ceará tivesse consciência dos riscos que o aguardam diante do São Paulo no duelo de hoje à tarde, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Sem constrangimentos, o técnico Vágner Mancini avisa aos próprios torcedores locais que pretende recorrer aos expedientes defensivos na tentativa de parar o líder isolado no Brasileirão. Segundo ele, nem seria diferente.

A presença do goleiro Fernando Henrique (ex-Fluminense) tranquiliza o mapa defensivo. Os titulares Diego Macedo e Diego Sacoman reaparecem, respectivamente, na lateral e na zaga. Murilo (antes, substituía o lesionado Boiadeiro) e Fabrício (contundido) saem do time.

Três personagens do Ceará terão a responsabilidade - e como! - de perseguir ou, quem sabe, de anular Lucas. É o trio Michel, João Marcos e Eusébio. que vão a campo bem protegidos pelos votos de confiança de Vágner Mancini.

 

Flamengo e Botafogo duelam para se aproximar dos líderes

Flamengo e Botafogo se enfrentam hoje, às 16h, no Engenhão, no primeiro clássico entre cariocas no Brasileirão, com o mesmo objetivo: se aproximarem dos líderes. O Fogão soma sete pontos, um a mais que o rival. A diferença é mínima, mas a disparidade de ânimos é bem evidente.

Os alvinegros chegam para o clássico depois de boa vitória sobre o Coritiba e sete pontos somados nas últimas três rodadas. O Flamengo vem de três empates e o clima no clube começa a esquentar. A favor do time da

Gávea, o retrospecto em Brasileiros. O Flamengo não perde para o Botafogo desde 2000 no Nacional.

O técnico Vanderlei Luxemburgo começa a sentir a pressão e tem adotado discurso defensivo para valorizar sua condução do time. No ano, são 17 vitórias, 13 empates e apenas uma derrota (para o Ceará, no Rio, que custou a eliminação da Copa do Brasil). "Se eu falar que perdemos um jogo em seis meses, não estou mentindo, não é? Conquistamos o título carioca invicto. Nos três empates (Bahia, Corinthians e Atlético Paranaense) erramos nos detalhes", minimizou.

O principal problema de Luxemburgo está no ataque. Wanderley e Deivid têm se alternado na posição desde o início do ano, sem satisfazer o comandante ou o torcedor.

No Botafogo, o ataque também é um ponto de interrogação. Com Loco Abreu liberado para defender a seleção uruguaia, a responsabilidade tem recaído sobre Herrera, que não está bem.

A rodada terá ainda os seguintes confrontos: Figueirense x Atlético-PR, Grêmio x Vasco, Atlético-MG x Atlético-GO e Coritiba X Internacional.

Ontem, o Fluminense foi derrotado pelo Bahia por 1 a 0, no Rio. O confronto entre América e Cruzeiro não havia terminado até o fechamento da edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;