Contexto Paulista Titulo
Novo centro de exposições na Capital
Por Wilson Marini
Da APJ
02/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a inauguração, na semana passada, do São Paulo Expo, a Capital paulista reforça a sua vocação de receber eventos ao longo de todo o ano. A metrópole é o maior polo de exposições, feiras, congressos e convenções do País. Com a novidade, ganha também o maior empreendimento do gênero da América Latina. Localiza-se a 25 minutos do aeroporto de Congonhas e a 1,8 quilômetros do Metrô (estação Jabaquara). Com uma área de 100 mil metros quadrados, o espaço recebeu investimento de R$ 400 milhões do grupo francês GL Events, que ampliou o modernizou as instalações do antigo Centro de Exposições Imigrantes, transformando-o num complexo moderno e que vai sediar feiras de negócios, eventos corporativos nacionais e internacionais, além de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimento.

Eventos
Entre os eventos confirmados em 2016 no São Paulo Expo, destacam-se: a Feimec (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, de 3 a 7 de maio), Festival do Japão (8 a 10 de julho), Mega Artesanal (12 a 17 de julho), Brasil Game Show (1º a 5 de setembro), Equipotel (19 a 22 de setembro), Adventure Sports Fair (12 a 16 de outubro), Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (10 a 20 de novembro) e Comic Con Experience (1º a 4 de dezembro). Para 2017, está confirmada a Feicon Batimat, evento do setor da construção civil.

Na boca do caixa
Há agências bancárias que dificultam, e até mesmo não aceitam, o pagamento de contas no atendimento pessoal. Querem estimular o uso pelo cliente dos terminais automáticos. Mas a transição para a era digital tem que ser feita aos poucos, com inclusão social. O deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB) acionou os Procons do Estado de São Paulo e pediu providências. Apesar de os bancos terem liberdade para criar convênios para contas de água, luz, gás e telefone, não podem dificultar o acesso aos canais convencionais, diz o parlamentar. Ele lembra que o Código de Defesa do Consumidor assegura o direito de escolha (artigo 39).

Economia solidária
Em seminário realizado na Assembleia Legislativa, parlamentares defenderam ações que podem fortalecer a implantação da economia solidária no Estado. Uma das propostas é revogar a Lei 12.226/2006, que obriga o registro de pequenas empresas e cooperativas na Ocesp (Organização das Cooperativas Estado de São Paulo). A economia solidária gera trabalho e renda com base no associativismo, cooperativismo e na autogestão.

A Molécula Mágica – 1
O jornalista Carlos Henrique Fioravanti acaba de lançar A Molécula Mágica (ed. Manole), com entrevistas, artigos científicos e documentos sobre o trabalho solitário de um médico do Interior Paulista. Durante décadas, Odilon da Silva Nunes trabalhou sozinho em seu laboratório particular em Birigui, perto de Araçatuba, no Noroeste paulista, com base em sua hipótese sobre a origem das células tumorais. Financiando-se a si próprio, preparou milhares de substâncias por meio da fermentação de fungos e as testou em camundongos com linhagens específicas de tumores até encontrar a que apresentava os efeitos desejados. Fioravanti escreve sobre ciência desde 1985.

A Molécula Mágica – 2
Desde 1985, pesquisadores de universidades do Brasil e de outros países assumiram o trabalho iniciado pelo médico biriguiense e definiram as propriedades químicas e biológicas do fármaco hoje conhecido como P-Mapa. Definido como imunomodulador, o composto mostrou-se capaz de ativar as defesas do organismo, habilitando-o a combater tumores, vírus, bactérias e protozoários. Depois de resultados positivos em experimentos em modelos animais e estudos iniciais em seres humanos, o P-Mapa encontra-se em fase final de desenvolvimento, pronto para ser submetido a testes clínicos formais de avaliação de sua eficácia.

Farol diurno
Seguiu para sanção da presidência da República a obrigatoriedade do uso de farol baixo durante o dia nas rodovias. A medida foi aprovada pelo Senado, com o objetivo de aumentar a segurança nas estradas. A baixa visibilidade é causa de acidentes de trânsito nas rodovias. Muitos motoristas relatam que não viram o outro veículo a tempo de diminuir velocidade ou tentar manobra para evitar a colisão. O uso do farol, como comprovado em países europeus, melhora a visualização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;