Memória Titulo Memória
Eles estudaram Pilar Velho. Era 1958...
Por Ademir Medici
28/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Oh! Meu rei São Benedito
Oh! Meu senhor
A sua mão tá cheia
Cheira cravo, cheira rosa.
Cheira flor de laranjeira”

Versos dos cantadores da Festa do Pilar Velho que estudantes de Ribeirão Pires recolheram em 1958 e preservaram, intactos, até os dias atuais.

Começa mais uma Festa do Pilar, em Ribeirão Pires. Os olhares se voltam para a secular Capela do Pilar Velho, construída na primeira metade do século 18, em 1714, segundo o historiador Wanderley dos Santos. Pela sua localização, antiguidade e histórias passadas e repassadas pelas gerações, sempre foi motivo de estudos e pesquisas.

Neste ano de 2016, Memória ganha um verdadeiro presente: a história da capela contada por três ex-ginasianos de Ribeirão Pires: Joel Maziero, Reinaldo Mendes e Fernando Pereira Faustino. Uma história ilustrada por fotos e por versos populares recolhidos pelo trio em 1958 e que iremos publicar – e saborear – até domingo, 1º de maio, ponto culminante de mais uma Festa do Pilar.

A sabedoria da professora Anaites

Texto: Joel Maziero

O Ginásio Dr. Felício Laurito, antes de ser estadual e funcionar na esquina das ruas dos Estudantes e do Professorado, no Jardim Pastoril, foi uma escola particular. Ocupava dependências da Escola de Primeiro Grau Dom José Gaspar, com aulas no período noturno.

Naquele tempo, o ensino do 5º ao 8º ano chamava-se ginásio – ou curso ginasial. Em 1958, a professora Anaites Brandão Praça, que vinha de Santos, lecionava Português na escola. E tinha um carisma tão especial que conseguia que nós, jovens, gostássemos da matéria.

Naquele ano, professora Anaites dividiu a classe em grupos para que pesquisássemos a História de Ribeirão Pires. Para cada grupo, um tema, entre os quais:

- A Estrada de Ferro São Paulo Railway.

- A casa mal-assombrada do hoje Jardim Itacolomi.

- O nascimento da cidade.

- A ponte da Light na Represa Billings – verdadeira obra de arte.

Para o nosso grupo – Joel, Reinaldo e Fernando – coube estudar a Capela do Pilar Velho e suas manifestações culturais.

Em uma tarde, lá fomos nós, estudantes, em direção à capela. Descemos na Estrada do Sapopemba e entramos em uma estrada vicinal que ia dar na capela, hoje entrada da Estância Iramaia. Pesquisamos quadros sacros. Buscamos informações, datas. Conversamos com o zelador que morava atrás da capela e com as pessoas que habitavam a vizinhança desde muito tempo.

Pesquisamos também a dança do moçambique, do folclore existente na vila junto à capela e que eram exibidas nas festas de 1º de maio, já que é nesse dia que se realizava a festa anual da capela.

A íntegra do trabalho foi entregue pela professora Anaites ao Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Na época não tínhamos conhecimento da informação, descoberta pelo Wanderley dos Santos, sobre a construção da capela pelo capitão Antonio Correa de Lemos, em 1714.

NOTA DA MEMÓRIA

Amanhã começamos a publicar o trabalho dos jovens ginasianos de Ribeirão Pires. Boa pesquisa, profunda. Que só engrandece o ensino que se praticava naquela segunda metade da década de 1950.

Diário há 30 anos

Domingo, 27 de abril de 1986 – ano 28, nº 6119

Rumos Brasileiros – O plano do governo do presidente José Sarney não veio para fazer justiça. Reunidos na Redação do Diário, representantes do empresariado e dos trabalhadores discutem a economia nacional.

- “Vivíamos em uma situação em que as empresas tinham de especular no mercado financeiro” (Hiroshi Hashimoto, diretor regional do Ciesp e secretário da Anapemei – Associação Nacional das Pequenas e Médias Empresas).

- “Os trabalhadores estão sendo obrigados a engolir as perdas salariais e impedidos de lutar contra elas por falta de mecanismos legais” (Mario Barbosa, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema).

- “As distorções exigirão coragem do governo para corrigi-las” (Antonio Lajarin, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Grande ABC).

- “Os preços foram congelados com certa defasagem” (Agenor Narciso, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC).

Participaram da mesa-redonda, também, Sonia Maria, assessora do Sindicato do Comércio Varejista; Sérgio Rosa, diretor do Sindicato dos Bancários; e Otávio Stefanelli, diretor da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Na coordenação, o jornalista José Luiz Longo.

Santos do Dia

- São Pedro Chanel (Cuet, França, 1803 – Futuna, ilha do Oceano Pacífico, 28-4-1841). Padre missionário. Evangelizou nas regiões e ilhas da Oceania, Atlântico e Pacífico. Foi morto a golpes de tacape. Padroeiro da Oceania.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- São Luis Maria Grignion de Montfort

- Valéria

- Luquésio

Em 26 de abril de...

1916 – Professora Branca Giuliodoro removida do Grupo Escolar de São Bernardo para o do Belenzinho, na Capital.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Violação do território suíço por um aeroplano alemão.’

1961 – Fundado o Lions Clube de Mauá, com Walter Curvelo Soares na presidência.

2006 – Casas Bahia inaugura centro de distribuição em São Bernardo, na Avenida José Fornari, espaço outrora ocupado por indústrias como a Varam Motores, Simca do Brasil, Chrysler e Volkswagen Caminhões. O comércio vencia a indústria na outrora Capital Brasileira do Automóvel.

Hoje

- Dia da Educação

- Dia Nacional da Caatinga

- Dia do Cartão Postal

- Dia da Sogra

- Dia Mundial do Sorriso

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Lençóis Paulista, fundado em 28-4-1858 e elevado a município em 1865, quando se separa de Botucatu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;